domingo, 17 de agosto de 2025

APRESENTAÇÃO DO LIVRO: " OS MEANDROS DA EXTENSÃO RURAL/AGROFLORESTAL DO ACRE - UM PROJETO HUMANISTA

  

– APRESENTAÇÃO DO LIVRO –

 

No meu registro de nascimento e no batistério meus pais me deram o nome de: MARCOS INÁCIO FERNANDES.

- Os amigos e colegas da Extensão e da Academia me tratam por “professor Marcão”;

- Tenho a mesma idade da EXTENSÃO RURAL BRASILEIRA, 77 anos.  Eu sou de março e ela é de dezembro de 1948. Nossos caminhos se cruzaram em 1978, quando ingressei na EMATER do Acre onde exerci, por 30 anos, atividades na extensão como técnico, sindicalista e dirigente.

- Em 2023, pela Academia Brasileira de Extensão Rural - ABER, organizei o livro “A EXTENSÃO RURAL NO BRASIL (1948-2023) – UM OLHAR NA HISTÓRIA e a partir dessa experiência, agora, em 2025, me dei a tarefa de também escrever, parte da memória, da EXTENSÃO RURAL/AGROFLORESTAL DO ACRE – UM PROJETO HUMANISTA.

- O livro ficou “encorpado” com 508 páginas, com mais de 300 imagens e fotos de documentos históricos, cenas da extensão e com valiosos e comoventes depoimentos de extensionistas pioneiros.

- Esse trabalho é um tributo que presto e expresso a minha gratidão ao serviço de EXTENSÃO RURAL pelo muito que ela contribuiu com a minha formação profissional e como cidadão.

- Apresentando o livro, tomo por empréstimo, as palavras do APRESENTADOR, meu amigo, Hur Ben. Ele disse:

. “É um livro que, certamente, fará o leitor leigo ser tomado pelo sentimento de respeito e de admiração pelo povo rural e pela extensão e seus extensionistas. “

Espero que suas palavras sejam proféticas!

 

Recebam as saudações extensionistas do autor:

Marcos Inácio Fernandes (Marcão)

 

Rio Branco (AC), agosto de 2025.
























 

sábado, 16 de agosto de 2025

57 ANOS DA EXTENSÃO RURAL NO ACRE - (1968 - 2025)

 

Nessa segunda-feira 18 de agosto, a EXTENSÃO RURAL iniciava há 57 anos, seu serviço no Acre, através da ASSOCIAÇÃO DE CRÉDITO E ASSISTÊNCIA RURAL DO ACRE - ACAR/ACRE.

Fiz esses slides para celebrar a data e homenagear a todos os extensionistas que implementaram essa política pública no campo acreano. (MIF)