terça-feira, 23 de agosto de 2016

DILMA VAI AO SENADO






 Assassinato de Júlio César com 23 punhaladas



Quantas punhaladas levará a Dilma?
 
Dilma vai ao Senado

Por: Marcos Inácio Fernandes*

“A justiça é cega mas a injustiça podemos ver.” (Anônimo)

Nesse final de agosto mais uma tragédia está para ser consumada. Dilma vai ao Senado para ser apunhalada. Ela está sendo vítima de uma conspiração e traição, tal qual, a que se abateu contra Júlio César em março de 44 a.C.
César foi apunhalado 23 vezes. A tragédia foi retratada muitas vezes no teatro e no cinema. Agora, veremos a da Dilma pela televisão, em tempo real e a cores. Serão necessárias 54 punhaladas para o seu assassinato político. Os conspiradores contabilizam algo em torno de umas 60 punhaladas. A conferir.
O que fico me perguntando é: qual será a punhalada mais dolorosa para Dilma. Qual a que ela exclamará, a exemplo de Júlio César, o “até tu, Brutus?” Será o até tu, Cristovam? Até tu, Marta? Até tu, Lobão? Até tu, Garibalde? Até tu, Braga? Pessoalmente a que mais me entristece é a do Cristovam Buarque, cuja punhalada vai atingir, mortalmente, a sua biografia.
Considero também, que no seu pronunciamento no Senado, Dilma podia relembrar e tecer uma analogia com o discurso de Marco Antônio junto ao cadáver de César. Algo, mais ou menos, nessa linha:
“Todos sabem que quem iniciou essa farsa do impeachment foi o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Mas Eduardo Cunha é um homem honrado!
“O Deputado Jovair Arantes (PTB-GO), deu parecer favorável na Comissão da Câmara. Jovair é um homem honrado!
“Como todos viram no dia 17 de abril, 367 Deputados Federais, sob vários argumentos, apenas desconsiderando a Constituição, votaram pelo prosseguimento do processo. Todos eles são homens honrados!
No Senado, Antônio Anastasia, do mesmo partido que encomendou o parecer do impeachment por 45 mil reais a Janaína Pascoal, o PSDB, foi escolhido relator.
O relatório do Senador Anastasia, do PSDB-MG, não conseguiu encontrar o “crime de responsabilidade”, mesmo assim ele foi favorável a cassação de 54,5 milhões de votos. Mas o Senador Antônio Anastasia é um homem honrado!
Em síntese, jurídica e tecnicamente, foram desmontados todos os argumentos dos golpistas ao longo do processo. Ademais as gravações vazadas das conversas do Sérgio Machado (ex-Senador do PSDB) com Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney, desnudaram os reais motivos para o afastamento da Dilma – “estancar a sangria da Lava Jato”.
Mas o Senador Romero Jucá, presidente do PMDB, é um homem honrado!
Renan Calheiros, presidente do Senado e do PMDB, é um homem honrado!
José Sarney, ex-presidente do Brasil e do Senado, do PMDB, é um homem honrado!
Esses e outros personagens, com prerrogativas de foro, estarem com processos no STF não causam preocupações, mesmo após o pedido de prisão feito pelo Procurador Geral, Rodrigo Janot, que não foi aceito pela corte, não os impedem de atuarem, como juízes, nesse processo contra Dilma. Está tudo dominado. No Congresso, no Supremo e na mídia.
Aproxima-se o fim da tragédia política. Um golpe na Constituição, na cidadania, no Estado Democrático de Direito. A perda do mandato da Dilma, eleita com 54,5 milhões de votos é apenas um detalhe. Vão virar confetes. A última palavra está com os “juízes” os honrados Senadores. Nesse final de mês eles se tornaram super - eleitores. Seus votos, caso seja dos apenas 54 golpistas necessários para cassação, valerão 1.009.280 votos dos eleitores de Dilma. Caso os golpistas atinjam 60 votos, eles valerão 908.352 dos reles cidadãos e cidadãs que terão os seus votos incinerados.
Vou assistir a incineração do meu voto e uma injustiça ser consumada pela TV-Senado. Lembrando a frase do Mikhail Gorbachev: “Matar o elefante é fácil. Difícil é remover o cadáver”. E o cadáver da democracia deve ser pesado!

Marcos Inácio Fernandes é professor aposentado e militante do PT.

PS - O discurso de Marco Antônio para Júlio César:

Palavras de Marco Antônio no funeral de Júlio César
´ 
Senhores
Vim para enterrar Cesar, não pra elogiá-lo. O mal que os homens fazem vive depois deles ...o bem é quase sempre enterrado com seus ossos. Seja assim com Cesar. O nobre Brutus disse a vocês que Cesar era ambicioso. Se isso era verdade era um grave defeito. E gravemente Cesar o pagou. Pagou com a vida, aqui, pelas mãos de Brutus e dos outros. Pois Brutus é um homem honrado, e assim são todos eles, todos homens honrados. Venho para falar no funeral de Cesar. Ele era meu amigo, fiel e justo comigo. Mas Brutus diz que ele era ambicioso. E Brutus é um homem honrado. Ele trouxe para Roma uma multidão de cativos, cujos resgates encheram nosso tesouro. Isto em Cesar parecia ambicioso?
Sempre que os pobres sofriam Cesar chorava; ora, a ambição deveria ser de matéria mais dura.  Mas, Brutus diz que Cesar era ambicioso.
E Brutus é um homem honrado.
Eu não falo aqui para desaprovar do que Brutus falou. Estou aqui para falar do que sei. Vocês todos o amaram e tinham razões para amá-lo.
Qual a razão que os impede agora de chorar sua morte?
 ("Neste momento Marco Antônio faz uma pausa no discurso, e as pessoas do povo começam a refletir sobre o que ele disse, e a questionar se Cesar tinha afinal merecido a morte que teve. Passado este interlúdio retorna Marco Antônio a falar." )
Ó Justiça! Fostes morar com os animais selvagens, pois os homens perderam o raciocínio!
Ainda ontem, a palavra de Cesar podia enfrentar o mundo. Agora aí jaz. E ninguém tão humilde que o reverencie.
Se tendes lágrimas, preparai-vos agora para derramá-las.
Todos vós conheceis este manto; eu me lembro da primeira vez em que Cesar o usou.
Olhai: por aqui penetrou a adaga de Cássius;
Vede o rasgão que fez o invejoso Casca.
Por aqui passou o punhal do bem amado Brutus. E ao retirar seu aço maldito notai que o sangue de Cesar o seguiu como correndo à porta, a fim de convencer-se de que era Brutus mesmo quem batia de modo tão cruel.
Pois Brutus, como o sabeis, era o anjo de Cesar.
Julgai, Ó deuses, como Cesar o amava!
Este foi o golpe mais cruel de todos, pois quando o nobre Cesar viu-o apunhalando, a ingratidão, mais forte que a mão dos traidores, o derrotou completamente;. 
Aí seu poderoso coração partiu-se...e escondendo o rosto neste manto, o grande Cesar caiu aos pés da estátua de Pompeu que escorria sangue o tempo todo.
Oh, que queda foi aquela, camaradas!
Eu, vós, nós todos caímos nesse instante
Enquanto a traição sangrenta crescia sobre nossas cabeças.
Eu não vim para acirrar paixões;
Apenas falo reto e vos digo somente o que todos sabeis;
Mas fosse eu Brutus – e Brutus, Marco Antônio,
E haveria aqui um Marco Antônio capaz de sacudir as almas,
colocando uma língua em cada ferida de Cesar, para erguer em
revolta as pedras de Roma!
Pois este era um Cesar!
Como ele, que outro haverá?

(" Revoltada a massa sai rumo às casas dos conspiradores para vingar Cesar.")

(“JULIO CESAR” de William Shakespeare – tradução livre de Millor Fernandes)


 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

UM DOMINGO NO CAMPO


Nesse domingo visitamos a área rural de seu Eurico e D.Dôra no Belo Jardim 2 que fica a uns 30 km de Rio Branco. Fomos juntos com Eró, Arthur, Abelardo, Kelinha, Érika,  D.Eliza e seu Rubens. Teve almoço de padre com galinha da criação, churrasco e cerveja. Ainda vimos o Brasil ganhar da Itália no vôlei, fizemos um passeio de barco e visitamos as instalações do seringal Quixadá, que foi palco cenográfico da novela Amazônia - de Galvez a Chico Mendes. Encerrando o passeio um belo banho nas águas do rio Acre. Eis a memória fotográfica:

 Os anfitriões: Seu Euricoe D.Dôra com Eró, Arthur e Abelardo ao fundo.


 Abelardo
 O piloto Eurico, Érika,Kelye Arthur, D.Dôra, Eliza e seu Rubens.

 Abelardo
 Um Ipê amarelo florido
 Kely e seus dois xodós, Abelardo e Arthur

 Seringal Quixadá
 Restaurante do seringal Quixadá

 Arthur no redário
 Acervo do museu do Quixadá
 Uma pausa para dar um balancinho
 Esperando o mundo se acabar por cima de um barranco que é para morrer escorado. Nessa rede eu ia até Manaus.

 Banho no rio Acre: Abelardo e Arthur, Kelinha, D.Eliza e D.Dôra


 Museu do Quixadá

sábado, 20 de agosto de 2016

2 ANOS DA VIAGEM DE PARIS


 Ontem comemoramos e relembramos os 2 anos da nossa viajem à Paris com um grupo excepcional. Eu e Eró, Jay, Ody, Ivete e Valdete. Tivemos como anfitriões o casal Antônio e Neuzimar com os quais temos profundo sentimento de gratidão. Fizemos nosso encontro na casa da Ody assistindo o Brasil ganhar da Rússia no vôlei e ir para final. Foi uma noite agradável. Em outubro vamos tentar nos reunir em Vilhena na casa da Valdete, que casou escondido.


segunda-feira, 15 de agosto de 2016

AGOSTO






 


Vão rasgar os nossos votos




AGOSTO

Por: Marcos Inácio Fernandes*



Esse mês é emblemático na história e no calendário cívico brasileiro. No processo da Revolução Francesa, em fins de agosto de 1789, foi aprovada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Nos artigos 8º e 9º desse documento histórico estabelecia que: “A lei só deve prescrever castigos que são indubitável e evidentemente necessários e ninguém pode ser punido a não ser por força de uma lei aprovada, divulgada e juridicamente aplicada antes do cometimento do crime.” O 9º estabelecia que: “Cada homem é considerado inocente até que seja declarado culpado, se sua detenção for considerada inevitável, todo rigor que não seja necessário  pra assegurar a detenção deve ser severamente proibido por lei”
. Em 10 de agosto de 1792, ainda no bojo da Revolução Francesa, Luís XVI, era deposto e posteriormente guilhotinado como está prestes a acontecer com Dilma. No Brasil, em 1798, deu-se a Revolta dos Alfaiates, que foi um dos movimentos pela nossa emancipação política. No início do século passado, em 6 de agosto de 1902, tinha início a Revolução Acreana cujo desfecho incorporaria, definitivamente, o Acre ao Brasil. Mais recentemente, em 2002, o TRE do Acre cassou a candidatura  do Jorge Viana a reeleição ao governo sob o pretexto de usar o símbolo da castanheira estilizada. O TSE revogou a sentença e o Jorge foi reeleito e fez o sucessor, Binho Marques, que passou o bastão para Tião Viana, que também se reelegeu e vai consolidando a trajetória de 18 anos de governos do PT no Acre.
Pessoalmente já vivi e vivenciei dois agostos trágicos na minha vida. No primeiro, em 1954, quando Vargas, dando um tiro no peito, adiou o golpe em 10 anos, eu estava em Fernando de Noronha na casa do meu avô materno e acompanhei a tragédia pelo rádio. Naquele  24 de agosto, há 62 anos, não houve aula na escola da ilha e as bandeiras brasileiras no comando do exército e no destacamento da FAB foi hasteadas a meio pau. Em 1961, quando Jânio Quadros renunciou no dia do soldado em 25 de agosto, eu morava em Parnamirim e já fazia a 1ª série do ginasial. Lembro que a Base Aérea de Natal, onde meu pai serviu, ficou de prontidão por uns 15 dias  sob o comando do então Tenente Coronel Aviador João Paulo Moreira  Burnier,  que mais tarde iria protagonizar o escândalo do PARA - SAR**. Naquela ocasião, os militares linha duras, não queriam  permitir a posse constitucional de João Goulart, que estava em visita oficial à China. Aventava-se até mesmo a derrubada do avião que lhe trazia de regresso. Foram dias dramáticos. Graças a resistência do Brizola no Rio Grande do Sul, com sua “Cadeia da Legalidade”, Jango assumiu, com poderes diminuídos, no bojo de um remendo Parlamentarista de ocasião. Depois veio o Plebiscito que restaurou o Presidencialismo e o golpe que Vargas adiou por 10 anos, foi consumado em 1964.
Hoje a história se repete como farsa. A farsa do impeachment, que não passa de um golpe parlamentar/jurídico/midiático. Está escancarado. A presidenta Dilma cometeu muitas faltas, mas entre elas não está o CRIME DE RESPONSABILIDADE e a luz da Constituição não poderia ser cassada. O julgamento será político e não será pelos erros cometidos por Dilma, mas pelos seus acertos, inclusive, o de passar esse país a limpo através de investigações autônomas e de não se submeter as chantagens dos bastidores do poder e nem de saber usá-lo direito. Estivemos no GOVERNO, mas,  não soubemos exercer o PODER. Os que sempre detiveram o PODER souberam usá-lo contra o nosso projeto político e o GOLPE está para ser consumado e será uma amarga lição para os democratas.
Fica algumas lições: a primeira é que caráter não é uma prerrogativa da esquerda. E entre as pessoas que demonstraram uma firmeza de caráter nesse processo, está outra mulher, a  Kátia Abreu. Confesso que torci o nariz quando ela foi nomeada por Dilma e hoje tiro o chapéu para sua dignidade. Que grande lição a Kátia oferece á Marta Suplicy e ao Cristovão Buarque!! Acho que Dilma devia ir ao Senado fazer a sua última defesa apenas para agradecer a Kátia Abreu. A segunda lição é a resistência e a fibra da presidenta Dilma. Julgada e condenada por um Tribunal Militar na ditadura e agora julgada e prestes a ser condenada por um “tribunal civil” – o Senado, sem ter cometido crime. Dilma não se suicida, não renuncia e, pelo contrário, denuncia o golpe e cria um constrangimento inominável aos seus algozes. Resiste e combate com todas as suas energias e coragem. A terceira lição: é que apesar da “surda força dos vermes”, ( Cecília Meireles no seu Romanceiro da Inconfidência ), o Brasil não finda em abril nem em agosto. Outro poeta, Félix Augusto de Athayde, deixa esses versos para a nossa reflexão “Brasil não finda em abril (nem em agosto)/Nem finda em mim nem em ti /Há outubros e há outros, outros /Além de nós que sabem /No amor e no ódio /Que o tempo é a esperança dos homens / Há outubros.”

Nesses tempos de olimpíadas e de impeachment, me ocorrem duas observações, pessoalmente lisonjeiras. Estou com o coração e o estômago funcionando perfeitamente. O coração, para suportar um Brasil e Espanha e Brasil e Argentina no basquete masculino e o estômago para suportar os discursos de Magno Malta e Ana Amélia no Senado, sem vomitar.

*Marcos Inácio Fernandes, é professor aposentado e militante do PT.




** O capitão Sérgio Carvalho (Sérgio Macaco) recusou a ordem de matar e denunciou o brigadeiro João Paulo Moreira Burnier, que queria explodir o gasômetro do Rio de Janeiro, dinamitar uma represa e jogar 40 líderes políticos no oceano entre eles Juscelino, Lacerda e D. Hélder Câmara para colocar a culpa nos comunistas. Eis o diálogo entre o brigadeiro Burnier e o capitão Sérgio:
 O senhor tem quatro medalhas por bravura, não tem?, perguntou o brigadeiro João Paulo Moreira Burnier, chefe de gabinete do ministro da Aeronáutica, Márcio de Souza Mello, na quarta-feira 12 de junho de 1968, no 11º andar da avenida Churchill, 157, no Rio de Janeiro, onde funcionava o Ministério da Aeronáutica.
– “Sim”, respondeu o subordinado, o capitão paraquedista Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho.
– “Pois a quinta quem vai colocar no seu peito sou eu”, avisou o brigadeiro, antes de emendar uma segunda pergunta. “Capitão, se o gasômetro da avenida Brasil explodir às seis horas da tarde, quantas pessoas morrem?”
– “Nessa hora de movimento, umas 100 mil pessoas” – respondeu o capitão Sérgio, trabalhando com a hipótese de uma catástrofe.
– “É, vale a pena para livrar o Brasil do comunismo” – concluiu o brigadeiro.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

A ESTRELA VAI CONTINUAR FULGURANDO




A estrela vai continuar fulgurando.
 A estrela do PT.

Querem transformar o PT num delito. Suas lideranças em criminosos. Seus militantes numa quadrilha. O esforço é grande, mas, vai ser embalde. A estrela vai continuar fulgurando e irradiando seus raios na democracia brasileira, aquecendo-a e acalentando-a.

Essa minha convicção dá-se pelo fato do PT ter raízes profundas na alma do nosso povo. Nasceu das bases. Seu berço foi os movimentos sociais e sindicais, estudantis, cristãos e outros segmentos como dos intelectuais e socialistas.

Ademais, o povo “que sempre serviu aos poderosos, ou como jagunço, ou como soldado, ou como eleitor”, no dizer do historiador Manoel Bonfim, em 2002, quebrou essa escrita e votou num trabalhador, seu igual para presidir o país. 

 Com todos os percalços a experiência foi exitosa e o povo a repetiu por 3 vezes. Parece ter gostado de também fazer parte do orçamento, mesmo com uma migalha dele. Hoje o povo tem uma referência de governo popular e democrático e se identifica com ela.
 Base no movimento estudantil. Muitos desses ainda na luta!


 Nos movimentos eleitorais de massas

 Campanhas eleitorais alegres e criativas.

 Lhé o símbolo vivo do PT, ladeado pelo nosso melhor governador, Jorge Viana

 Nossa maior lideranla - o Lula, reverenciando o nosso mártir Chico Mendes

 Lula uma liderança internacional e amigo do Acre

 Base juntos aos seringueiros através do CNS com Júlio Barbosa, Gatão, Pedro Teles, Fadel...

 Enraizamento junto as Comunidades Eclesiais de Base com Nilson Mourão...

 Lula e Suplicy junto aos companheiros de Xapuri. Lula entre Daú e Osmar Facundo (o 1º vereador do PT do Acre)

 PT participando de uma greve de ônibus

 Vamos renovar essa cartilha e retomar nosso aprendizado político.


Por decreto e por sentenças judiciais não irão acabar com esse projeto. Relembrando velhos sambas; “podem me prender, podem me bater, mas eu não mudo de opinião” – PT sempre. E da luta não me retiro!!!
Vamos renascer das cinzas!!! Quem viver verá.

Marcos Inácio Fernandes, militante do PT