segunda-feira, 23 de julho de 2018

LEIA E LUTE!!




Leia e Lute!!

Por: Marcos Inácio Fernandes*

“Oh! Bendito o que semeia
Livros… livros à mão cheia…
E manda o povo pensar!”
Castro Alves (1847-1871) – O Livro e a América.

“Perigoso não é o homem que lê, é o homem que relê”
Voltaire (1694-1778)

Gostaria imensamente que as mulheres e homens militantes do PT e dos partidos de esquerda se tornassem PERIGOSOS! Lessem, relessem e lutassem, armados até os dentes, dessa arma letal que são os livros. Aliassem a teoria à pratica, pois como dizia o Lênin: “Sem teoria revolucionária não há prática revolucionária”.
É com esse espírito, que estou doando o acervo bibliográfico, que por dever e necessidade de ofício, consegui reunir em mais de 20 anos de magistério na UFAC, no curso de Ciências Sociais, onde ministrei a disciplina de Ciência Política.
Esse acervo inicial conta com mais de 500 títulos da literatura Marxista e das Ciências Sociais (Política, Sociologia, Economia e História). Contempla todos os clássicos da Ciência Política. Vai de Locke, Hobbes, Rousseau, Montesquieu, Lênin, Gramsci, Marx e Engels, passando por Maquiavel, evidentemente. Já disse alguém que um “clássico” é aquela obra que todos citam e poucos leram. Agora colocamos esse acervo a disposição dos militantes para que eles bebam na fonte desses autores, tenham argumentos e possam combater com mais vigor e propriedade nossos adversários e inimigos de classe.

Além desse acervo “técnico” também estamos disponibilizando cerca de 200 obras da literatura regional, nacional e internacional e mais de 50 vídeos de documentários políticos (Os Anos JK, Jango, Marighela, Os Passageiros do Hercules 56, etc) e alguns clássicos do cinema. São filmes para ver e aprender.

A Biblioteca/Videoteca vais se chamar Prof. PEDRO VICENTE, meu amigo, companheiro, colega da Academia e conterrâneo. Ele foi o responsável pela minha vinda para o Acre e grande incentivador para o meu ingresso na UFAC. É a minha singela homenagem póstuma a um intelectual orgânico da esquerda brasileira, um bibliófilo e profundo conhecedor de cinema, de vinhos e da literatura Marxista. Pedro foi um homem vertical. Um dirigente!!
Durante sua estada no Acre e na nossa Instituição de Ensino Superior nos legou duas obras de fôlego. Sua tese de Mestrado transformada em livro “Capital e Trabalho na Amazônia Ocidental” e a tese de doutorado, também transformada em livro: “Comunicação Alternativa e Movimentos Sociais na Amazônia Ocidental”. Nessas obras, Pedro traça um painel das lutas sociais dos trabalhadores no Acre até a década de 70 e nessa última ele disseca o Jornal alternativo “O Varadouro” e o Boletim Informativo “Nós Irmãos” da então Prelazia do Acre-Purus. São leituras obrigatórias para entender um pouquinho a luta do povo do Acre.

Leia e lute é a convocação do Clube do Livro da Editora Expressão Popular do MST. Que essa conclamação encontre guarida na nossa militância. Tornemo-nos perigosos!!!


*Marcos Inácio Fernandes, é presidente do PT de Rio Branco

Rio Branco (AC), 17 de julho de 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário