sexta-feira, 17 de julho de 2015

A CADELA DO FASCISMO

*Marcos Inácio Fernandes
Há momentos em que silenciar é mentir.”
 Miguel de Unamuno (1864-1936)
Segundo o poeta e dramaturgo alemão, Bertolt Brecht, “a cadela do fascismo está sempre no cio”. Eu digo: e dando crias. Ela está com a “molesta dos cachorros”, como dizem no nordeste. O fascismo baba hidrofobia, uma doença muito perigosa e letal. Foi assim com Hitler e o seu Nazifascismo e está sendo assim com os neo – nazistas e fascistas do Brasil nesse século XXI.
As convulsões da cadela começaram em 2014, quando da abertura da Copa do Mundo, quando partiu do camarote VIP do Itaú o estrondoso “VTNC, Dilma!” Mostrando para o mundo toda a “educação” e   “civilidade” da nossa elite. Depois vieram as  marchas de protesto contra o governo, que expressaram todas as patalogias reacionárias da sociedade. Teve de tudo. Desde agressões as instituições e personalidades políticas, atentados ao pudor e a gramática, até a “volta da ditadura, mas, constitucionalmente”. O FORA DILMA, em meio a tantas palavras de ordem extravagantes, nos pareceu  a mais banal dos golpistas.
De lá prá cá, as agressões ao governo e ao PT, se acentuaram e não há limites para as ofensas, difusão de mentiras e propagação do ódio. Estão cada vez mais ousados e atrevidos e não estão se contentando em disseminar seu ódio virtual nas páginas do face. Estão partindo para as agressões verbais a ex-ministros do Governo em restaurantes, hospitais e aviões (casos de Eduardo Padilha e Guido Mantega). Foram até mesmo provocar o PT no local onde o partido fazia o seu Congresso.
Até na visita aos EEUU, uma missão oficial, um desses fascistas, hostilizou a Presidenta, na California e ainda está solto dando entrevista no face. A intransigência e a intolerância, alimentam o ódio e as ameaças aos cidadãos que, mesmo sem serem do PT, mas atuam no campo progressista, estão sendo vítimas como o Eduardo Guimarães, do Blog Cidadania. Pedem, abertamente, a morte de lula e Dilma no face e está surgindo um mercado de peças contra o PT e o governo. A mais repugnante delas foi esse adesivo misógino desrespeitoso, não só a presidenta, mas a todas as mulheres brasileiras. Não podemos contemporizar com essas agressões aos valores humanitários e ao Estado Democrático de Direito. Conclamo a cidadania a reagir enquanto as autoridades tomam, ou não, as providências.
*Marcos Inácio Fernandes é professor aposentado e militante do PT

2 comentários:

  1. Falou e disse. Inteligência e bom senso independem de partido, assim como a raiva e a estupidez. As pessoas precisam aprender a se enxergar, se ouvir e perceber o outro.

    ResponderExcluir
  2. Falou e disse. Inteligência e bom senso independem de partido, assim como a raiva e a estupidez. As pessoas precisam aprender a se enxergar, se ouvir e perceber o outro.

    ResponderExcluir