domingo, 19 de julho de 2015

MINHAS VIAGENS DE ÔNIBUS







Minhas viagens de ônibus
Fiz umas três viagens nesse "pé duro" da UFAC (Rio Branco /Rio de Janeiro; Rio Branco /Cuiabá e Rio Branco /São Luíz -MA)

 - 1959. Recife /Natal com minha mãe e meu irmão e Preta. Pela Viação Albatroz. (Quando retornamos de Fernando de Noronha. A estrada ainda era de barro e durava quase um dia todo de viagem);

- Década de 60 e 70, muitas viagens para Rio Tinto – PB e para o Recife;

-1975 (janeiro)  Natal /Rio / Curitiba / Sertaneja -  PR (ida e volta pela empresa Nossa Senhora Aparecida) Participar do Projeto Rondon; Na volta o ônibus sobrou numa curva na serra de Petrópolis e rasgou toda a sua lateral na proteção de ferro e cortou duas malas de alunos. Tivemos que voltar pro Rio para trocar de ônibus. Atrasou a viagem, mas, foi bem melhor que cair no abismo;

- 1975. (Outubro) Natal /Brasília / Natal  Fui fazer um estágio na Câmara dos Deputados;

- 1980. Porto Velho / Manaus (Pela Transamazônica, depois a estrada fechou. Estava indo de férias para Natal com Eró ,Ana e Abelardo com as crianças novinhas. Foi a pior viagem que fiz de ônibus. Em cada balsa, tínhamos que descer e foram bem umas 7, isso de madrugada e nesse sobe e desce, as crianças griparam,);

- Natal /Belém (Na volta de uma das minhas férias em Natal, que não lembro o ano);
1987 – Porto Velho / Curitiba / Rio de janeiro /Porto Velho (1º CONFASER, juntos com as delegações  de Rondônia e Amazonas da Emater);

1985 -  Vitória-ES /Rio de Janeiro / Vitória. (Complemento de um intercâmbio técnico na EMATER – ES. Conheci Cachoeiro do Itapemerim, terra de Roberto Carlos e viajei pela Viação Itapemerim);

1990 – Natal /Salvador (Levando a filha da amiga da Eró);

1992 - Rio Branco / São Paulo /  Participar da SBPC nas USP, com alunos e o professor Mastrângelo; (ônibus fretado. Fiquei no hotel Central, hoje desativado, na Av. São João. Encontro com Homero, que fazia o Mestrado na UNICAMP;
1992 -  São Paulo / Rio de Janeiro (Complemento da viagem à SBPC);

1993. - Rio Branco /Rio de Janeiro /Rio Branco.( ônibus da UFAC participar do ENECS na UERJ coordenando os alunos de Ciências Sociais da UFAC, junto com o prof. Raimundão); Nessa viagem vi um Vasco e Flamengo no Maracanã. Foi na semana que o jogador Dener, do Vasco havia morrido num acidente de carro. O Vasco perdeu de 3 a zero ou foi a 1;

1994 - Rio Branco /Cuiabá /Rio Branco. Ônibus da UFAC, participar do Encontro Regional da SBPC;

1995 - Rio Branco /São Luís - MA Reunião anual da SBPC (ônibus da UFAC. Nessa reunião conheci pessoalmente Paulo Vanzoline); No desdobramento dessa viagem fui até Salvador de avião e de Salvador /Itabuna /Salvador, de ônibus;

- Belém /Natal, com Abelardo. Nessa viagem fiz Rio Branco /Manaus, de avião; de Manaus a Santarém de barco e de Santarém a Belém de navio (Navio Clívia);

Rio Branco /Brasília /Rio Branco (ônibus de linha. Fui com Abelardo para tratar de um dedo da mão que ele quebrou jogando voley, no Sara Kubtchek);

Rio Branco  /Natal /Rio Branco. (ônibus de linha, com D. Maria. Na volta Veio a Comadre Socorro com Iure);

1997 - Natal /Belo Horizonte (SBPC) e Belo Horizonte /Rio Branco, com Abelardo. Estávamos em Natal estudando, eu no Mestrado e ele concluindo o 2º grau;

2010 - Rio Branco / Campinas – SP /Rio de Janeiro (ônibus de linha Fui prá casa do Jorginho e Fátima e visitar meu tio João);

2000 - Natal /Fortaleza (ônibus da delegação do Acre e Rondônia que vieram para o 7º CONFASER em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário