sexta-feira, 24 de julho de 2015

BASQUETE DO BRASIL BOMBANDO

Já é prata nos jogos de Toronto do PAN 2015 e vai disputar o ouro.
O Brasil continua brilhando no PAN 2015 em Toronto. Vai disputar o ouro no Basquete contra o Canadá ou Estados Unidos, nesse sábado. Mantém a sua tradição nos jogos do PAN conforme informação da Federação abaixo:Na minha avaliação a vitória no Basquete contra os Estados Unidos no PAN de Indianapólis de 1987, foi a maior conquista do esporte brasileiro!

Foto de Marcos Inácio Fernandes.
BASQUETE É O ESPORTE COLETIVO BRASILEIRO COM MAIS MEDALHAS NOS JOGOS PAN-AMERICANOS

Rio de Janeiro, RJ Esporte coletivo do Brasil com mais medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos, o basquete tentará voltar ao topo do pódio este ano na 17ª edição, a partir do dia 10 de julho, em Toronto, no Canadá. Até hoje, as Seleções Brasileiras Masculina e Feminina somam 24 láureas nos Jogos, sendo oito de ouro. Os homens subiram 13 vezes no pódio, com cinco ouros, duas pratas e seis bronzes. As mulheres somam 11 medalhas, sendo três ouros, quatro pratas e quatro de bronze.
“O basquete é um dos esportes mais vitoriosos do esporte brasileiro, com grande apelo de público, mídia e patrocinadores. O Comitê Olímpico do Brasil tem orgulho de compartilhar essa história, repleta de grandes ídolos e inesquecíveis conquistas”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
O Brasil conquistou medalha no basquete logo em sua primeira participação tanto no masculino quanto no feminino. Os homens faturaram o bronze na edição de estreia do Pan, em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. O torneio das mulheres só estreou quatro anos depois, na Cidade do México, e a Seleção feminina ficou em terceiro lugar. A primeira medalha de ouro masculina veio em Cali, na Colômbia, em 1971. Já as mulheres ficaram com o título pela primeira vez em Winnipeg, no Canadá, em 1967.
“Ao longo das 16 edições dos Jogos Pan-Americanos, os jogadores de basquete do Brasil sempre honraram e representaram muito bem o país. São muitas conquistas importantes e marcantes nestes mais de 60 anos dos Jogos. No quadro de medalhas da modalidade, estamos atrás apenas dos Estados Unidos. Eles têm 26 medalhas e nós 24”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Carlos Nunes.
O Brasil já viveu grandes emoções no basquete nos Jogos Pan-Americanos. Em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987, Oscar, Marcel e companhia venceram os americanos na final por 120 a 115. A equipe da casa contava em seu elenco com o pivô David Robinson, futuro integrante do Dream Team nos Jogos Olímpicos de Barcelona, na Espanha, em 1992, Dan Majerle e Danny Manning.
Em Havana, Cuba, em 1991, foi a vez das mulheres brilharem. Diante do então presidente cubano Fidel Castro, Magic Paula e Hortência não deram chances para as donas da casa e faturaram a medalha de ouro com uma vitória na final por 97 a 76. Na cerimônia de pódio, Fidel brincou com as duas jogadoras dizendo que não ia entregar as medalhas, pois as duas tinham trapaceado já que estariam com miras-laser e não erravam os alvos.
O ala-armador Marcelinho Machado é o único tricampeão do basquete brasileiro, tendo vencido em Winnipeg, em 1999, Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003, e no Rio de Janeiro, em 2007. Os jogadores com recorde de participações (5) são Marcel de Souza, entre os homens, e Delcy Marques e Marlene Bento, entre as mulheres. Já Antonio Carlos Barbosa é o técnico recordista em participações, também com cinco.
Atual Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini Junior, esteve presente no Pan de 1999. Ele integrou a equipe que deu início ao domínio do basquete brasileiro nos Jogos, somente interrompido na última edição, em Guadalajara, no México, em 2011.
“Foi uma ótima conquista, com certeza o título mais importante de uma geração que já estava com jogadores com 28, 29 anos. Teve uma repercussão legal e foi o primeiro do tricampeonato consecutivo”, lembrou Vanderlei.
Por duas vezes, o Pan foi realizado no Brasil. E em ambas a Seleção Brasileira subiu no pódio. Em São Paulo, em 1963, tanto homens quanto as mulheres ficaram com a prata após derrotas na final para os Estados Unidos. No Rio de Janeiro, em 2007, a equipe masculina conquistou o tricampeonato consecutivo, enquanto o time feminino foi novamente derrotado pelos Estados Unidos na decisão, que marcou a despedida da ala Janeth Arcain da Seleção Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário