quarta-feira, 10 de março de 2021

DE ALMA LAVADA!!

 



De alma lavada!!

Por: Marcos Inácio Fernandes*

Estou de alma lavada com as últimas notícias em relação ao processo de Lula. Só não está enxaguada, em face de que a suspeição do Moro não ter sido ainda concluída e o Moro, Dallagnol e seus asseclas ainda estarem soltos. Talvez não consiga essa graça de vê-los processados, julgados, condenados e presos, tudo dentro do ordenamento jurídico do Estado Democrático de Direito, que eles negaram a Lula. Mas o que vi e ouvi nesses 3 últimos dias, culminando com o pronunciamento do Lula, na data de hoje (10/03), me deixa feliz, com a alma lavada e levitando.

Não tem preço assistir, os âncoras do Jornal Nacional da Globo, lerem parte dos votos do Gilmar Mendes e do Ricardo Lewandowski, apontando os crimes e a parcialidade de seu herói Moro, que foi considerado personalidade do ano de 2014 e agraciado com o prêmio “Faz Diferença”. No duro voto do Gilmar, em bom “juridiquez” ele só não disse que Moro “era mestre de açúcar”, mas elencou todos os seus crimes e sentenciou: “não se combate o crime, cometendo crimes”. Ademais, ainda denunciou a cumplicidade da imprensa, e sentenciou o Moro a pagar as custas do processo. E lembrar que foi o Gilmar que impediu a posse do Lula como Ministro da Dilma. O mundo gira e a lusitana roda.

Eu me pergunto?  Quem vai ressarcir os prejuízos políticos, pessoais e os danos morais sofridos por Lula e sua família. Quanto custaria, por exemplo, indenizar o Lula pelos 580 dias presos indevidamente? Qual o dinheiro que paga não puder velar e enterrar, decentemente, o irmão e o neto? O veto de não puder concorrer a Presidência da República? Quem vai apagar e/ou refazer os áudios dos Jornal Nacional da Globo, das capas da Veja, da Isto É, Época, as manchetes e reportagens da Folha, Estadão e Globo, pré-julgando, mentindo, escamoteando e até difamando, não apenas o Lula, mas o partido dos trabalhadores e as esquerdas em geral? Não consigo contabilizar e, muito menos, monetizar tantos prejuízos.

Todo esse processo jurídico, conduzido pela Lava Jato, mostrou as vísceras da justiça, da imprensa e das nossas elites. A defesa de Lula e outros juristas do Brasil vinham, desde o início do processo, apontando seus vícios. Direito ao Juiz natural, a presunção de inocência, cerceamento ao direito de defesa, escutas clandestinas dos advogados, vazamentos de informações sigilosas, divulgação criminosa de diálogos da presidente da República e a parcialidade do Juiz, etc. etc. Lamentável que o Ministro Fachin, do STF, só tenha se dado conta dessas irregularidades com 5 anos de atraso, como também, só externou sua crítica contra do Twitter indevido do General Villas Boas Correia, com a defasagem de 3 anos. Desconfio que o Fachin, continua sendo deles. Dos Procuradores da Lava Jato. Lembram-se do “Ah,ah, uh, uh, o Fachin é nosso”, das conversas de “botequim” hackeadas pelo Walter Delgatti. Que o The Intercepte Brasil, publicou e que a operação ”Spoofing”, da PF comprovou sua veracidade.

Desconfio que a ação do Fachin, foi mais no sentido de preservar Sérgio Moro de ser julgado por suspeição no Supremo. Armou e se deu mal. O julgamento continuou na 2ª turma e, por enquanto, está 2 X 1, com dois votos demolidores do Gilmar e Lewandowski. O Ministro Nunes Marques pediu vistas e a Ministra Carmen Lúcia vai aguardar a reapresentação do processo para o seu voto. Ela sinalizou que vai rever sua posição, a se confirmar está garantida a maioria e o voto do Ministro Nunes Marques é bem provável que acompanhe o relator.

O certo é que Lula está livre, foi inocentado e está elegível. Seu pronunciamento de hoje deu muitas pistas de que será candidato e volta a reacender nossas esperanças. Lula vai ter que fazer uma dieta nos próximos dias pois no pronunciamento de hoje “jantou” Bolsonaro, Huck, Ciro Gomes, Miriam Leitão e os barões da grande mídia. Os Mesquitas do Estadão e os Frias da Folha, estão inconsoláveis e abatidos. eles acusaram o golpe nos editoriais que escreveram hoje nos seus respectivos jornalões.

Nós que escapamos da COVID, não morreremos de tédio esse ano e nem no próximo. Muitas emoções nos aguardam. O meu título está só escutando a conversa para votar em Lula pela 8ª vez, se liquidarmos a fatura no 1º turno, se houver 2º turno, será meu 9º voto. Apenas não votei em Lula, duas vezes  em eleições de dois turnos, foi na 1ª eleição, de 1989, que no 1º turno votei em Roberto Freire, pois na época era do partidão (PCB) e como me arrependo desse voto. Nas eleições subsequentes, 1994 e 1998, FHC ganhou no 1º turno e o Lula só recebeu 1 voto em cada eleição. Em 2002, “quando o povo deixou de servir aos poderosos”, como eleitor, no dizer de Manoel Bonfim, e 2006, com 2º turno contra José Serra e Geraldo Alckmin, respectivamente. Foram os votos dos quais tenho orgulho. Eles dignificaram a minha cidadania.

As placas tectônicas do cenário político brasileiro, se deslocaram e desarrumou o tabuleiro do xadrez eleitoral. Golbery do Couto e Silva dizia que “o poder joga sempre com as brancas”, pois sai na frente e sempre leva um pouco de vantagem. Mas quem tem um “enxadrista político” do nível do Lula, mesmo jogando com as pretas, ele sabe se movimenta bem no tabuleiro e pode ganhar o jogo. Aguardemos os próximos movimentos.

Obrigado Lula. A sua resistência e o seu sacrifício possibilitaram esse desfecho onde a verdade resplandeceu e seus algozes foram, irreversivelmente, desmascarados. Sejam quais forem as chicanas, que os criminosos de toga, ainda possam se utilizar, a história já lhes reservou um capítulo pouco edificante nas suas páginas.

Rio Branco (AC), 10 de março de 2021.

*Marcos Inácio Fernandes é professor aposentado e Secretário de Formaçao do DM/PT de Rio Branco – AC.

 


2 comentários:

  1. Tb fiquei de alma lavada!E a fala do Lula hoje me deixou em estado de graça. Como o Lula é gigante!

    ResponderExcluir