segunda-feira, 27 de março de 2017

PLENÁRIA DO PT - MEU "IMPROVISO"





Lembrei-me muito de você monstro Cartaxo. Interceda por mim com os seus chegados aí por cima. Vou precisar. (MIF)


Plenária do PT de Rio Branco (25/03/2017)

Meu “improviso” aos companheir@s

1 –  Saudação a plenária e a mesa. Minhas condolências ao Jorge, Tião e toda família Viana pela recente partida do seu patriarca. Seu Wilde agora é “poeira de estrelas”, como diz meu xará filósofo Marcos Afonso.  Como disse o poeta Augusto dos Anjos: “Depois da morte ainda teremos filhos”. São vocês que ajudaram a transformar o Acre.
Obs. Lembrar de D. Sílvia e seu Pedro Veras fazendo boca de urna pelos filhos no Colégio Acreano, em 1990.

2 – Minha Gratidão áqueles que me trouxeram até aqui. Desde os companheiros do PCBR, do Partidão e do PT de todas as suas correntes internas, que me confiaram a tarefa de dirigir o nosso partido em Rio Branco. Obrigado companheiros. Como diz o samba: “Eu sei bem que mereço, mas não esperava tanto”. Quando “ficar difícil vou enfrentar, e quando ficar fácil, agradecer”.

Quero pedir um sonoro PRESENTE aos companheiros que já subiram e ajudaram a construir a nossa história.

. Wilson Pinheiro (Assassinado);
. João Eduardo (Assassinado);
. Jesus André Matias (Assassinado);
. Ivair Higino (Assassinado);
.Francisco Alves Mendes Filho- Chico Mendes (Assassinado);
. Francisco Augusto Vieira Nunes - Bacurau;
. Francisco Hélio Pimenta;
. José Marques de Souza - Matias;
. Hélio Melo;
. Professora França;
. Vereadora Maria Antônia;
. Dep. Estadual Francisco Rildo Cartaxo Nobre;
. Anselmo (Presi. do STR de Plácido de Castro);
. Jõão de Deus (líder comunitário);
. Zé Gilberto;
. Zé Alexandre;
.Manoel Ribeiro
. Theodoro Sólon Quintela - Quintelinha.
. Antônio Cezário Braga.(Pai do nosso Cezarinho, que vai dirigir o nosso partido no Estado).


3 – Os Autonomistas diziam que o ACRE era o amor ao Brasil que se tornou expressão JURÍDICA. Eu digo que o PT é o amor ao Acre, que se tornou expressão POLÍTICA.
Estamos demonstrando isso nesses 17 anos intercalados na Prefeitura e 17 anos consecutivos no Governo em  rumo aos 20 anos. E Queremos mais 20, por que não?

4 – Nesse nosso encontro eu quero falar de MILAGRES. Como diz Hana Arendet: “A questão de se a POLÍTICA ainda tem de  algum um sentido  remete-nos necessariamente de volta a questão do sentido da política; e isso ocorre exatamente quando ela termina em uma crença nos milagres e em que outro lugar poderia terminar” (A Dignidade da Política);
Os heróis nacionais e patriotas que sofreram prisões, torturas, clandestinidade, exílio e, mesmo assim, morreram de velhos de morte natural. Eu saúdo aos que atapetaram o nosso caminho com sangue, suor e lágrimas. Nomino: Luís Carlos Prestes, Gregório Bezerra, Apolônio de Carvalho, João Amazonas, Giocondo Dias, Salomão Malina, Jacob Gorender, Leonel Brizola Brizola, entre outros, que no momento me foge a memória.

Os milagres da política:

a-   Milagre de ter cumprido todos os requisitos da Reforma Partidária de 1979, para se constituir no Acre;
b-   Milagre de ter cumprido a legislação draconiana com chapa integral nas eleições de 1982, com voto vinculado  e tudo. Já naquelas eleições o PT desponta como a 3ª força política no Estado. Foi a 2ª maior votação proporcional do Brasil (5,3 %) só superada pela de São Paulo, que foi de 9,8%.
c-   Milagre de apenas com 11 anos e existência  chegar a 1ª Prefeitura  da região Norte . Rio Branco. Diziam que para a administração do PT aparecer bastaria que o Jorge pintasse a Prefeitura. Fez mais, muito mais. Ganhou prêmios (Polos Agroflorestais e Casa Rosa Mulher);
d-   Jorge governou com minoria parlamentar na Câmara de Rio Branco, mesmo assim, terminou o governo municipal com mais de 80% de aprovação;
e-   E para não me estender muito, vocês estão diante de outro MILAGRE. Fui “ungido” por todas as forças do PT, consensualmente, para dirigir o partido em Rio Branco. Uma demonstração de unidade e maturidade política. Não pletei o cargo, não fiz proselitismo político para ser aceito e não tinha essa pretensão. Caiu no meu colo e vou assumir a TAREFA, como um velho BOLCHEVIQUE da escola do Partidão.

Tarefa de Geir Campos:

“Morder o fruto amargo e não cuspir
mas avisar aos outros quanto é amargo,
cumprir o trato injusto e não falhar
mas avisar aos outros quanto é injusto,
sofrer o esquema falso e não ceder
mas avisar aos outros quanto é falso;
dizer também que são coisas mutáveis...
E quando em muitos a noção pulsar
— do amargo e injusto e falso por mudar —
então confiar à gente exausta o plano
de um mundo novo e muito mais humano.

Vou me dá como tarefa fazer duas (2) coisas:

1 – Conhecer o partido a “palmo de gato” (radiografia computadorizada); pois como disse Sun-Tzu: “Se conhecemos o inimigo e a nós mesmos não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. E se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” (a Arte da Guerra - Cap.III).

2 – Implantar a Escola de Formação Política e Cidadania para qual estou sugerindo o nome do Abrahim Farahat – Lhé , que pela sua generosidade e solidariedade, no meu entendimento, é a figura mais emblemática do PT do Acre e deslanchar o processo de formação, principalmente entre os jovens.
O mais é lutar “até a carne cair dos ossos”, já que lutar para nós é um destino, como disse o presidente/poeta Agostinho Neto:

“Lutar para nós é um destino.
É uma ponte entre a descrença
E a certeza de um mundo novo”
(Agostinho Neto - Vozes de Angola)

À luta companheir@s!!

Rio Branco – AC, 25 de março de 2017

Marcos Inácio Fernandes
(futuro Presidente do Diretório Municipal do PT de Rio Branco)






2 comentários:

  1. Parabéns Marquito!Acho a escolha louvável. Acredito que o PT só tem a ganhar com a suá seriedade, o seu comprometimento, a sua responsabilidade. Ganha o PT, ganha o Acre, ganhamos todos nós que lutamos por um Brasil mais justo. À luta companheiro!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Marcos Inácio Fernandes.
    Ninguém é insubstituível, no entanto, você garante o pleito.

    ResponderExcluir