terça-feira, 21 de março de 2017

TECENDO A UTOPIA



 Começou a "tessitura da utopia" com o "grupo dos 13". O moderador, dois veteranos do PT e dez jovens (6 mulheres e 4 homens) do coletivo Palmares/Articulação - PT. Para mim foi um dia de extremo repouso. Muito gratificante! Espero que haja outros para que a gente renove as nossas energias e esperanças. (MIF)

Memória da Oficina: Política Para Principiantes Dia de estudo Público:
 Coletivo do Quilombo/Articulação – PT Local: 
Escola do Servidor Municipal – Rio Branco/AC Data: 18 /03 /2017 
– Carga horária: 8 h/a

1 - Programa Indicativo* 

Data e Carga Horária Conteúdo Metodologia Material de Apoio 1º dia – 4 hs (manhã) - Compreensão de cada um do que seja “POLÍTICA”; - Clareando o conceito. (slide 1) - Texto: Política e Jardinagem (Rubem Alves) - Do senso comum à ciência. (Slide 2) - Video: Ilha das Flores (Jorge Furtado) Apresentação: (“Quem Sou e de onde venho; o que trago e o que espero). - Dinâmica do círculo. - Sondagem. (30m) - Slides eletrônicos. - A lição da Mosca. - Leitura coletiva do texto e discussão. - Debate do vídeo - Tarjetas e pincel atômico - Note book e Data show 1º dia – 4 hs (tarde) - A Pré-história da cidadania; - Evolução da cidadania Texto: Cidadania – tijolo por tijolo num desenho mágico (MIF) -Slides e leitura e discussão do texto (clareando conceitos). - Dinâmica: Ah, se eu soubesse. - Fabula sobre atitude - Vídeo: A história das coisas - Note book; - Reprodução do texto 

 2 – Participantes. (previstos e efetivos) Público Previstos % Efetivos % 1 –Militantes veteranos 05 17% 02 40% 2 – Coletivo Quilombo/Articulação 25 83% 10 40% Total 30 100% 12 40% Houve uma defecção de 60% em ambos os públicos previstos. Fato que aponta para a necessidade de mais conscientização e uma mobilização mais vigorosa, com mais capacidade de convencimento.

 3 - Lista de Presença (Participação efetiva) Nome Completo Endereço Eletrônico Telefone Marcos Inácio Fernandes (Moderador) marquito.inacio@gmail.com 99984-1483 1-Carlos Augusto Lima Paz (Cardoso) –MV* carloslimapaz@gmail.com 99977-4113 2- Eugênio Pacelli –MV* eugeniodoacre@uol.com.br 99202-1298 3-Fhátima Gadelha Ribeiro fhatima.ribeiro95@gmail.com 99975-6358 4-Thayane S..S. Alves tsouza.ac@gmail.com 99971-7667 5-Beatriz Nascimento Gomes btangomes0707@gmail. com 99201-0776 6-Rita de Cássia Gomes Lopes ritalopesrita@outlook.com 99999-0037 7-Regina Helena Bastos Regina.helena.gloria@gmail.com 99923-7052 8-Michele Alves Feitosa antonioli@gmail.com 99907-0344 9- Igor Ramon dcefaao@gmail.com 99961-0061 10-Anderson Pereira Evangelista andersonevangelistaczs@gmail.com 99920-0169 11-Melquisedeque Alves de Souza melquejump@gmail.com 99908-0348 12-João Paulo Oliveira Brilhante Paulo.brilhante@iclad.com 99614-5701 *Membros veterano. 

A 1ª “Oficina/Dia de estudo” contou com 13 participantes, incluindo o moderador, um número muito sugestivo. O número do PT. Ademais, a questão de gênero foi bem contemplada, pois contou com 6 (seis) Mulheres e 06 (seis) homens, numa divisão igual, equitativa, que é uma coisa rara de acontecer em encontros de toda natureza. 4 – Desenvolvimento da Oficina/Dia de estudo Inicialmente o companheiro Sibá Machado, fez uma fala de boas vindas e de estímulo aos participantes, relatando uma parte de sua trajetória de vida e enfatizou a questão da disciplina e da necessidade do estudo e do conhecimento. Na sequência o moderador fez a dinâmica da “roda” (círculo ou circunferência) com todos de mãos dadas para passar e receber energias e procedeu-se a um breve relato sobre o significado da circunferência como a figura geométrica perfeita (não tem lado), onde todos estão no mesmo nível, e uma analogia com a “Távola Redonda” do Rei Arthur. Em seguida foi solicitado para que todos ficassem em pé para ver e ouvir o Hino Nacional, executado por diversos grupos musicais (Violeiros caipiras do Pantanal, grupo de forró, grupo de samba, grupo de Rock com uma confraternização final com dançarinos de Carimbó ou de Ciranda). Após a execução se fez uma breve reflexão sobre a nossa diversidade cultural e uma 1ª provocação aos participantes para que caracterizassem o Brasil do ponto de vista político e econômico.
 Estabeleceu-se em seguida o “Contrato de Convivência” com as definições dos horários e algumas regras para melhor aproveitamento do tempo e dos comportamentos que devem ser respeitados durante o dia. Ficou acordado o desligamento de celulares, evitar conversas paralelas, não monopolizar a palavra para que todos participem, respeitar as falas, ser breve, fazer intervenções coerentes e de acordo com o assunto que estiverem sendo debatidos e que todos interajam e participem. Solicitou-se ainda que os participantes relatassem as suas experiências e vivências (o que trago) e suas expectativas (o que espero). Abriu-se um espaço para o Cardoso relatar a sua experiência como líder estudantil no Ceará e sua rica militância política tanto na clandestinidade, como a luz do dia. Cardoso também reforçou a necessidade da disciplina nas organizações e ilustrou como isso era fundamental na militância clandestina
.
 5 – O que trago e o que espero
 1-Atenção total para compreender a política 1 – Mais conhecimento (8 vezes) 2 – Pouca experiência 2 – Fortalecer posições 3 - Vontade de aprender (4) 3 - Inspiração 4 – Experiência do curso que estuda 4 – Entender o real significado da pol. 5 – Esperança (2 vezes) 5 – Ativar o senso crítico 6 – Alguma vivência de lutas na área estudantil (2 vezes) 6 – Visão ampliada da sociedade 7 - Inquietações 7 – Estimular os jovens a participarem da política 8 – Sonhos/anseios 8- Desconstruir 9 – Questionamentos. 9 – Problematizar/Discutir 10 – Sonho de unidade 10 – Me sensibilizar 11 – “que sejamos todos nós” (UBUNTU) 11 – Emancipar-me Algumas dessas respostas trazem palavras muito fortes, como; VONTADE, ESPERANÇA, SONHOS, INQUIETAÇÕES, INSPIRAÇÃO, DESCONSTRUIR, PROBLEMATIZAR, EMANCIPAR, ATIVAR SENSO CRÍTICO, etc. Ela nos enche de alegrias e esperanças e nos faz crer e apostar na juventude, na sua disposição e generosidade. 

Visando sentir o “pulso” da turma procedeu-se a 1ª sondagem para uma primeira avaliação sobre as suas informações e “visão de mundo” pedindo que respondessem as seguintes perguntas.

 6 – Sondagem 1 Perguntas Respondeu correto Respondeu em parte Não respondeu 1 – Nomine 2 passageiros do “Hércules – 56” - - 12 2 –O que significa “ir à Canossa” - - 12 3– As saudações abaixo foram usada em que contexto histórico? 3.1 Ave Caesar 04 02 06 3.2 Heil Hitler 07 02 03 3.3 Anauê 01 11 4 – O que aconteceu nessas datas: 4.1 -15/11/1889 05 - 07 4.2- 13/12/1968 - - 12 4.3- 14/07/1789 - - 12 4.4- 11/09/2001 09 - 03 5-qual o significado dessas letras e números? 5.1- AI-5 03 5.2- ADPF - - 12 5.3- 477 01 - 11 5.4- G-20 05 - 07 5.5- BRICS 08 

- 04 O quadro reflete a necessidade de mais leituras. O moderador não respondeu as questões e recomendou pesquisar no google, e não encontrando procurar na feira do Alecrim, em Natal, ou na feira de Caruaru, em Pernambuco (que tem de tudo) ou no “Posto Ipiranga”. Brincadeiras a parte, as questões ficaram para serem pesquisadas e apresentadas no próximo encontro.
 A programação foi seguida e se encerrou a parte da manhã com a exibição do vídeo Ilha da Flores do Jorge Furtado, com uma discussão sobre o mesmo. Não foi exibida a dinâmica da “Lição da Mosca” para que se cumprisse o horário do almoço. O almoço foi de marmitex, todas com carne e frango, acompanhada de refrigerantes. A comida foi simples mas estava saborosa. Sobrou muito marmitex pois a encomenda foi para 30 participantes.
 No turno da tarde teve início com a 2ª sondagem, essa mais de caráter pessoal, com questões bem subjetivas e aferição de gostos pessoais. 7 – Sondagem 2 Perguntas Respostas 1 - Descreva três (3) coisas que lhe faz FELIZ. Sorriso de uma criança e crianças na escola (2) – Participar de rodas de conversa – ajudar o próximo – empoderamento feminino - justiça social – trabalhar em equipe – comer – políticas públicas distributivas – o país crescer – companhias agradáveis – estar em ambiente que permite evoluir – treinar artes marciais – família e bem-estar familiar (3) – bom caráter – humildade – participar da Pastoral da Juventude – viver – Deus – amar – política – confraternização entre amigos – viajar – encontros/visitas – aprender algo novo – atuar no MS – participar de Congressos - filhos – estar com saúde. 2 - Nomine três coisas (3) que lhe tiram do sério. Que você não tolera. Intolerância (2 vezes) – preconceito ( racismo, homofobia, machismo) (6vezes) – injustiças – burocracia no SP – radicalismo – opressão – descompromisso – autoritarismo – Fome – discutir com “cegos” – Corrupção – intransigência – desentendimento(levar para o lado errado) – desmerecer o trabalho alheio – desrespeitar a privacidade – mentiras(2 vezes) – bullyng – maltratar animais – enganação – ficar com fome –esperar – perder – ignorância – desorganização – violência – ingratidão – deslealdade – pessoas negativas – traição.
3 – Duas músicas que lhe tocam o coração e a alma Raiz de Todo Bem (Saulo Fernandes) – Maria, Maria (Millton Nascimento) - “Rock a byl” (Clean Bndit) – “Admirável Chip Novo” (Pitty) – Canto da 3 Raças – O Mundo é um Moinho (Cartola) – Apesar de Você (Chico) – Disparada – Triste Partida (Patativa do Assaré) – “Is This Love”- “Beruccio La terra” – tempo Perdido – índios (L.Urbana) – D.Quixote (E. Havaí) – Chão de Giz (Zé Ramalho) – Imagine (John Lenon) – Haw...Life – Como Nossos Pais (Belchior) – Pescador de Ilusões – Dia Branco (Geraldo Azevedo) – Naquela Mesa (Sérgio Bittencourt)
 4 – Dois livros (literatura nacional e/ou internacional) que você leu e recomenda Kafka e a Boneca Viajante – Trilogia: Queda de Gigantes, Inverno no Mundo, Eternidade Por um Fio (Ken Follett) – O Mito da Democracia Racial – A noite das Grandes Fogueiras – o Escândalo do Petróleo – Eu Sou Anonymous – A Arte da Guerra – Romeu e Julieta – Biografia de ...? –Porque Gritamos – Guerra dos Lugares - 
5 – Dois filmes que lhe marcaram Anjos da Vida – Mais Bravos que o Amor – Assim Como as Estrelas na Terra Toda Criança é Especial. – Rei Leão – 300 de Sparta – Revolução das Formigas – O Poderoso Chefão (Trilogia) – Olga (2 vezes) – Dois Filhos de Francisco – Nelson Mandela – Lula Filho do Brasil – Central do Brasil – terra para Rose –a Fuga da Galinha – Diamante de Sangue. 6 – Na sua opinião, quais as invenções que mais contribuíram para o avanço da humanidade? Avião (2 vezes) – Próteses Ortopédicas – Computador/Internet (5 vezes) – Matemática – Linguagem - Medicina – Criptografia – democracia – direito ao voto – Navegação – Escrita – Roda – Energia.
 O grupo mostrou ter sensibilidade apurada em relação as coisas que dão prazer (VIVER, COMER, APRENDER, VAJAR, CONFRATERNIZAR, SOLIDARIEDADE, PARTICIPAR,SAÙDE, etc.) Da mesma forma foi muito perspicaz nas coisas que não toleram onde o PRECONCEITO (de toda ordem) foi o mais apontado (6 vezes), além da INJUSTIÇA, INTOLERÂNCIA, INGRATIDÃO, VIOLÊNCIA, DESLEALDADE/TRAIÇÃO, DESCOMPROMISSO E DESORGANIZAÇÃO. Cultivar esses valores na juventude é o nosso desafio. Em relação aos livros, duas pessoas não responderam, e deixa uma indagação e uma inquietação, qual seja: esqueceram ou não se lembram ou nunca leram um livro? Alguns também listaram livros técnicos/didáticos e não foi considerado. Quanto aos filmes não apareceu um clássico do cinema. Já as músicas apareceram alguns clássicos da MPB, inclusive, citando os compositores, que geralmente só se associa a música aos interprétes. As invenções a que foi mais destacada foi a do COMPUTADOR/INTERNET (5 vezes), muito coerente com essa geração antenada e plugada nessa tecnologia.

 Realizou-se na sequência a dinâmica “Ah, se Eu Soubesse” (Viviane Sena), onde se pediu aos participantes a interpretação da dinâmica. Foram feitas muitas analogias pertinentes e logo após lido o texto sobre a respectiva dinâmica. Seguiu-se o roteiro da abordagem dos temas E leituras coletivas dos textos. Não foi possível passar os slides sobre a evolução da Cidadania, nem apresentar o vídeo “A História das Coisas” em virtude das duas participantes de Porto Acre terem a necessidade de sair mais cedo em face do horário do ônibus para aquele município.

 Encerrou-se a “Oficina/Dia de estudo” Com um vídeo musical com uns jovens que formam o grupo “Samba da Ouvidor” interpretando o samba Martelo da Justiça de Luciana Rabelo e Paulo César Pinheiro, que reflete, em grande, parte a conjuntura atual. Também se fez uma breve análise sobre a letra da música. 

A confraternização da turma aconteceu com a “dinâmica do presente”, onde o presente corre de mão em mão até chegar na pessoa mais doadora, que compartilha o presente com todos, no caso, uns chocolates Sonho de Valsa. Sobrou chocolates. 
Registre-se ainda que no transcurso da Oficina foram ofertados alguns brindes de livros e cadernos aos participantes.
 Por fim procedeu-se a avaliação da Oficina/Dia de estudo onde foi solicitado aos presentes que respondessem a 3 questões; o que achou bom. (Que Bom), o que não gostou (Que Pena) e as sugestões a oferecer (Que Tal). Eis os resultados abaixo. 8 – Avaliação dos Participantes Que Bom Que Pena Que Tal - O entusiasmo do moderador - Aparelhagem da informática (som, tela) -Continuar os cursos - O interesse dos “velhos camaradas” -as discussões precisam ser mais abertas -Manter as palestras sobre as lutas e organização de classe - Curso interessante e provocador - As discussões precisam ser mais abertas - Melhor organização dos equipamentos didáticos -Muito forte no tocante a educação e e informação da história e sobre os avanços da humanidade - Faltou citar mais exemplos do dia-a-dia - Fazer a Oficina em 2 dias (sábaos seguidos) - Os debates Ficou cansativo/puxado - Administrar melhor o tempo - Clareza das apresentações -Não deu tempo de cumprir toda a grade programada - Avaliar uma possível redução do tempo (C/h) -A escolha das músicas e vídeos e relação com o conteúdo apresentados. - Perguntas confusas - Dividir em 2 dias - Um dia de muita informação. - Muito assunto para pouco tempo. - Incluir temáticas específicas (Gênero, corrupção, juventude, LGTB, políticas públicas, etc.) - Oficina bastante dinâmica - Fazer análise conjuntural do cenário político brasileiro - Todos interagiram. - Foi muito corrido. - Cumpir os horários - Despertou interesse/curiosidade - Mostrou as diversidades - Conteúdo interessante - O histórico sobre política e cidadania - Sintiu-se a vontade

 9 – Avaliação da Oficina/Dia de estudo pelo Moderador. Que Bom Que Pena Que Tal - Que começou. - Que não vieram todos. - Continuar as Oficinas com esse grupo. - Que a turma demonstrou interesse de continuar - Alguns chegaram atrasados -Incorporar mais jovens e de outras correntes. - A participação e demonstração de compromisso - Não se checou previamente os equipamentos. - Intensificar as mobilizações - O número expressivo de mulheres - O “sub-comandante” Sibá não ter podido participar integralmente. - Formar um grupo de leituras e debates. - O envolvimento dos veteranos. - Apoio logístico precário. Sobrecarregou o Igor. - Fazer uma “imersão” de 2 ou 3 dias com o grupo dos “13” em um seringal ou colônia para continuar as discussões (abril nos feriados de 14 ou 21) - O depoimento do Cardoso - Banheiros sem água - Adquirir uma caixa de som pequena a corrente e bateria. -O clima amistoso - Não ter cumprido toda a grade de programação - Constituir um grupo no WhatsApp e e-mail do grupo para melhor comunicação e troca de informações - O bom nível da grande maioria da turma 

10- Memória Fotográfica 














Nenhum comentário:

Postar um comentário