sexta-feira, 5 de maio de 2017

AVANTE CAMARADAS!!!



AVANTE CAMARADAS !!!

Por: Marcos Inácio Fernandes*

“Fazer o céu, com pouco a gente faz,
Basta uma estrela, uma estrela, e nada mais.”

Mário Lago (1911-2002)

Avante Camaradas é uma música, no estilo marcial (dobrado), composto em 1926, pelo músico e maestro, Antônio do Espírito Santo, para saudar a passagem da Coluna Prestes em São Romão, perto do município de Angical na Bahia. A Coluna não passou, mas, ficou o dobrado para evocar uma das passagens épicas das lutas libertárias do nosso povo.

Rememoro esse fato histórico dos anos 20 da Coluna Prestes, que percorreu mais de 20.000 quilômetros do nosso território, sem perder um combate, para saudar e dá as boas vindas aos delegados e delegadas e dirigentes partidários de todos os municípios acreanos, ao nosso 6º Congresso do Partido dos Trabalhadores.

O nosso Congresso, que é a instância máxima das deliberações partidárias, acontece num momento afirmativo da cidadania e bafejado por acontecimentos extraordinários. A greve geral do dia 28 de abril, onde cerca de 35 milhões de “vagabundos” (como tem vagabundos nesse país) foram às ruas e disseram um rotundo NÃO as reformas Trabalhistas e da Previdência, que o governo usurpador e ilegítimo quer implementar. Lula assume a sua condição de candidato à Presidência em 2018 e lidera todas as pesquisas de intenção de votos. E, mais recente, José Dirceu é libertado das masmorras de Curitiba.

Nesse Congresso iremos homologar e aclamar o Presidente Estadual do PT, o Deputado Estadual Daniel Zen (candidato único), líder do governo na Assembléia Legislativa; debater e aprovar as resoluções sobre a conjuntura internacional, nacional, estadual e a organização partidária do PT. Também vamos apresentar aos delegados, os nossos pré-candidatos aos cargos majoritários, para o pleito de 2018, e escolher os delegados ao 6º Congresso Nacional do Partido a realizar-se em junho.

As decisões do Congresso irão balizar nossas ações pelos próximos 2 anos. Temos clareza dos nossos desafios e que continuaremos sob ataques pesados e virulentos. Mas, não nos deixemos intimidar companheir@s. Temos muitos ativos para dialogar com a sociedade. Temos história, temos quadros competentes, temos parlamentares combativos e qualificados nas 3 esferas de governo, temos resultados para apresentar e, temos sobretudo, uma militância valorosa que nos orgulha. Eu me pergunto: ter medo de que? Sejamos ousados! Maquiavel já pontificava: “É melhor ser ousado do que dotado de cautela”.

Por fim, compartilho com meus companheir@s minha recente descoberta do porque parcela da população tem tanto ódio do PT, do Dirceu e do Lula. Relendo o “Poder de Mau Humor” do Ruy Castro, que fez uma antologia de citações venenosas sobre política, dinheiro e sucesso, atentei para uma frase do Hermann Hesse (1877-1962), que diz: “Se você odeia alguém, é porque odeia alguma coisa nele que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos perturba.”

Não nos deixemos perturbar companheir@s. Sejam benvindos e façamos um bom Congresso. Que os acordes do “Avante Camaradas” nos embale e nos inspire para continuarmos na luta pelo nosso povo.

*Marcos Inácio Fernandes é Presidente do Diretório Municipal de Rio Branco do PT.


Rio Branco (AC), 06  de maio de 2017.

Um comentário:

  1. O artigo apresenta vários erros e informações históricas controversas.
    A parte do artigo que menciona a relação da canção militar AVANTE CAMARADAS com a Coluna Prestes é impossível pelo simples fato de que o compositor desta música faleceu em 1913, enquanto a Coluna marchou entre 1925 e 1927.
    “O dobrado era ensaiado todos os dias no coreto da praça”. O povoado de Angical, na Bahia, nunca possuiu um coreto em sua praça.
    Também é inverídico o trecho: “Composto por artista popular, a partir da cultura popular, por iniciativa popular, para uma força revolucionária popular”, pois Antonino Manoel do Espírito Santo era militar de carreira, Sargento do Exército Brasileiro com formação musical militar.

    ResponderExcluir