sexta-feira, 28 de julho de 2017

A BENÇÃO MEU PAI!



Um texto que escrevi logo que meu pai subiu e virou poeira de estrelas.  E lá se vão 30 anos.



Inácio Fernandes Desidério (22/02/1925 – 28/07/1987) –Encantou-se aos 62 anos.
Com a morte de meu pai, fecha-se um ciclo afetivo na minha vida. Perdi uma pessoa que me queria  bem profundamente!
Morreu um homem bom. Um pouco orgulhoso, teimoso em demasia, mas bom!
Um homem amargurado, muito solitário. Viveu demasiadamente sua solidão e suas angústias. Resistiu muito.
Bom pai. Morreu novo, mas morreu tarde. Há tempos que ele não queria mais viver. Já tinha deixado “cada coisa em seu lugar”, como no poema de Bandeira.
Já se achava satisfeito com a sua passagem por este mundo. 4 filhos, já todos casados e com filhos. Ganhou 9 netos. Não queria mais nada. Só morrer sem dá trabalho a ninguém. E assim aconteceu. Morreu só, num quarto de hospital. Meu pai, agora só uma lembrança de uma criatura sofrida. Um homem bom, que já não servia mais prá muita coisa. INÁCIO FERNANDES DESIDÉRIO.


 Meu pai segurando minhas mãos, minha mãe Lia, minha avó materna, Ana e meu tio-irmão, Ailton. Foto tirada em Fernando de Noronha. É a única foto que tenho com meu pai. O cachorro preto, não lembro o nome.

terça-feira, 18 de julho de 2017

A FACE DA ESPERANÇA







A Face da Esperança

Por: Marcos Inácio Fernandes*

“Lula já não é mais, faz tempo, Luiz Inácio da Silva.  É LULA, a face da esperança que o povo brasileiro viu e não esquece.” (Fernando Brito – Blog Tijolaço)

“A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”. Montesquieu (1689-1755)

Estamos todos ameaçados e precisamos reagir. O fascismo, com a violência, o ódio, a intolerância e a injustiça, que lhes são inerentes e lhe dão conformação continua a sua marcha batida. A marcha da insensatez. E com o fascismo não se contemporiza. Combate-se!!!

No Brasil, a nossa elite fascista, é uma cadela no cio e está com os dentes arreganhados. Já rasgaram a Constituição e destituíram uma presidente eleita, rasgaram a CLT, rasgaram o Código Penal e o Código da Magistratura e acabam de condenar o Lula sem provas. É um atentado jurídico, que já teve o precedente do José Dirceu, que engolimos em seco e ficamos calados, passivos, inertes. Será que a nossa postura de omissão vai se repetir com o Lula?

Será que vamos deixar a nossa maior liderança a mercê da sanha dos algozes do povo brasileiro? Lula não está acima da lei. Mas, tampouco, está abaixo dela!! A sentença desse juiz parcial, o justiceiro de Curitiba, o “que faz a diferença” para os da sua laia, cabe recurso. O tribunal da Globo já está jogando pressão nos juízes do Tribunal do Rio Grande do Sul, a turma do TR-4. Cabe-nos, portanto, jogar mais pressão ainda para que se restabeleça o Estado Democrático de Direito e se retorne ao devido processo legal. Precisamos saber se ainda há “juízes em Berlim” e no Rio Grande.

Queremos alertar, os dirigentes, lideranças e a militância do nosso partido, as forças de esquerda e os democratas em geral, que a crise que enfrentamos não é apenas do Estado brasileiro nas suas três esferas. Não é apenas uma crise política da nossa democracia. É uma crise civilizatória onde os valores humanitários, mais comezinhos, estão sendo solapados. Não podemos compactuar com esse ódio, com essa intolerância e com essas injustiças.

Essa nossa elite é temerária e estão abusando da paciência do povo. Essa condenação do Lula, que é a face da esperança desse povo, soa como uma provocação. Urge, portanto organizar a esperança e a resistência ao arbítrio. Lembremo-nos do Discurso da Servidão Voluntária de Etiéne de La Boitie, que ainda no século XVI, conclamava o povo a se rebelar contra a opressão e a tirania.

Como disse Lula, em 1982, na 1ª vez que veio no Acre para prestar solidariedade aos trabalhadores no enterro de Wilson Pinheiro, - ESTÁ NA HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA!!

Desconfio que a pintada está com sede e já no pé do barreiro. Vamos ver se no dia 20 a gente retribui o gesto de Lula, que sintetiza a esperança e a generosidade do povo brasileiro e do nosso partido.

Rio Branco 19 de julho de 2017


*Marcos Inácio Fernandes – Presidente do Diretório Municipal de Rio Branco.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

NOTA DE REPÚDIO





(O amor ao Acre que se tornou expressão política) 


Diretório Municipal de Rio Branco


NOTA

1 – Hipotecamos nossa solidariedade e apoio irrestrito ao presidente de honra do nosso partido – PT, LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, mais uma vez atingido pela arbitrariedade de uma justiça de classe, parcial e partidária. A sua condenação é um ataque a democracia e a Constituição;

2 - Desde que rasgaram a Constituição e destituíram uma Presidenta, legitimamente eleita, que o ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO sofre sucessivos golpes, que atingem brutalmente o povo brasileiro, especialmente, suas camadas mais desfavorecidas;

3 – O último golpe desfechado contra os trabalhadores foi a vergonhosa aprovação no Senado da REFORMA TRABALHISTA que rasga a CLT e precariza as relações de trabalho;

4 – Tudo isso patrocinado pela elite plutocrática, que teima em manter um governo ilegítimo e usurpador, com lama até o pescoço, para realizar o “trabalho sujo” para seus patrões do mercado e da banca financeira;

5 – A sentença proferida contra Lula, sem provas, não nos causa surpresa. Há jurisprudência na “justiça” brasileira. Também, sem provas, condenaram José Dirceu. Definitivamente, a justiça brasileira, mostra seu caráter de classe. Ela só age com fúria contra os pobres, pretos e petistas – UMA INDIGNIDADE!!!

6 – Que todos tenham clareza que não é só pescoço do José Dirceu, Da Dilma e do Lula, que essa elite bárbara, quer decapitar. Eles querem esganar todo o povo trabalhador brasileiro;

7 – Urge organizar a resistência e organizar a esperança. -

RESISTIREMOS!!! –

Aos poderosos lembramos os versos de Castro Alves em "o Sol e o Povo":

Oh! temei-vos da turba esfarrapada,

Que salva o berço à geração futura,

Que vinga a campa à geração passada.”


Rio Branco (AC), 11 de julho de 2017

Marcos Inácio Fernandes
Presidente do Diretório Municipal de Rio Branco