terça-feira, 2 de outubro de 2018

7 VINDIMIÁRIO





7 Vindimiário


Por: Marcos Inácio Fernandes*

“(...) Brasil não finda em abril
Nem finda em mim nem em ti
Há outubros e há outros, outros
Além de nós que sabem
- No amor e no ódio -
Que o tempo é a esperança dos homens.
Há outubros.”
(Há Outubros de Félix Augusto de Athayde)

Faltando poucos dias para a colheita das uvas e dos votos. Segundo o calendário da Revolução Francesa, implantada pelos Jacobinos (a esquerda do processo revolucionário francês), o ano começava no outono e compreendiam os meses do VINDIMIÁRIO (22/09- 21/10), BRUMÁRIO (22/10- 20/11) e o FRIMÁRIO (21/11-20/12). Esse calendário foi abolido por Napoleão, mas, ainda foi usado na curta existência da Comuna de Paris.

Atualmente, com o calendário Gregoriano, que adotamos, estamos na primavera, que se estende até 21 de dezembro. Essa estação do ano também nos remete a outras passagens históricas que se convencionou chamar a PRIMAVERA dos POVOS, ocorrida há 170 anos em quase toda Europa, tendo como epicentro a França.

Foram revoluções libertárias e nacionalistas que eclodiram em 1848 por todo o velho continente. Nesse ano Marx e Engels escreveriam o famoso MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA, obra clássica da literatura Marxista, que continua atual, assombrando há 170 anos a burguesia, não apenas na Europa, mas, em todo mundo.

Nós do PT, somos herdeiros desse legado de lutas dos trabalhadores. Nessa quadra da nossa história estamos enfrentando mais uma batalha decisiva. Não se trata de uma simples disputa eleitoral. É uma disputa entre a CIVILIZAÇÃO e a BARBÁRIE.

Os golpistas estão destruindo todas as flores cultivadas pelo nosso projeto, mas não serão capazes de deter a primavera, como bem frisou o Lula. As projeções de todas as pesquisas apontam nesse sentido e o DIAP nas suas análises também aponta que o PT fará a maior bancada na Câmara Federal e poderá eleger o presidente daquele poder, que é o terceiro na linha da sucessão presidencial.

Os golpistas fracassaram. Nenhum de seus representantes na disputa presidencial atinge 2 dígitos nas intenções de votos e nenhum passa para o 2º turno. Daí que todos batem no PT, inclusive, o Ciro.

O máximo que os golpistas conseguiram foi despertar as hordas fascistas, que hibernavam nos porões da nossa República e hoje se apresentam como uma força social que encarna todas as patologias sociais. Eles disseminam o ódio, o preconceito, a violência, a misoginia e fazem apologia a tortura e ao extermínio de adversários políticos. O capitão falou em praça pública: “vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre...”. Isso não é uma “licença verbal”, uma ameaça figurada. É uma ameaça real, que devemos levar em consideração.

Nesse 2º turno, não tenhamos dúvidas, que os nossos “liberais” e a “imprensa democrática” marcharão ao lado dos fascistas. Mas nesse 29 de setembro, as mulheres do Acre, do Brasil e do mundo, vão marchar pela civilização e dizer bem alto: #ELENÃO

Espero que esse evento, consiga soterrar, definitivamente, as pretensões eleitorais  do fascismo.

Meu sonho de consumo é que Haddad ganhasse logo no 1° turno e viesse nos dá uma ajudazinha no Acre prá gente derrotar os golpistas daqui com mais tranquilidade. Mas ficaria muito contente se o povo brasileiro derrotasse o fascismo logo no 1º turno e disputássemos o 2° turno com Ciro Gomes, por exemplo.

De toda sorte só desejo também, que sejam respeitadas a decisão das urnas e que não haja mais um golpe do 18 Brumário de Luís Napoleão, que seria a história se repetindo como farsa e tragédia ao mesmo tempo.

Rio Branco 28 de setembro de 2018

*Marcos Inácio Fernandes, é presidente do PT de Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário