quinta-feira, 20 de agosto de 2020

LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA DE ROSE SCALABRIN

 

Ontem (19/08) as 19:00 hs. pelo aplicativo ZOOM, fizemos o lançamento virtual da pré-candidatura da ROSE. Participaram da reunião 40 pessoas, entre as quais, nosso Presidente de honra, Nilson Mourão; nosso pré-candidato a Prefeito de Rio Branco, Daniel Zen; nosso dirigente nacional, Sibá Machado; o ex-senador, Anibal Diniz;  e convidadas ilustres da Lêda Cavalcante. A pré-candidata a Prefeita de Matinhos-PR, Cíntia Pliszka e a sindicalista, Cida Reis, além de dezenas de militantes do PT. Fiz uma breve saudação a pré-candidata Rose e ouvimos falas emocionantes e animadoras do Nilson, Almerinda, Concita, Anibal, Daniel Zen e um lindo poema da nossa "Bruxinha" (Francis Meire). Ao final a nossa Presidente do DM/Rio Branco, Selma Neves, fez a leitura da trajetória política e profissional da Rose (texto abaixo) e a pré-candidata encerrou a reunião com suas palavras de agradecimentos e dizendo do "por que" de aceitar mais esse desafio na sua carreira política. Saímos da reunião reconfortados e muito otimistas. Vamos à luta, que "lutar para nós é um destino" (MIF)


QUEM É ROSE SCALABRIN

Rose Scalabrin é socióloga, mãe de dois filhos e avó de quatro netos, casada com Siba Machado há 34 anos. Começou a trabalhar ainda na juventude e, hoje, está aposentada por tempo de Serviço.

Aos 15 anos de idade começou sua atuação social e política. Foi trabalhadora rural, período em que se destacou como liderança jovem no movimento sindical na luta por melhores condições de vida, tendo ajudado a conquistar o direito de sindicalização das trabalhadoras rurais na década de 80. Ainda muito jovem foi babá e empregada doméstica para ajudar no sustento da família.

Nos movimentos sociais atuou também na organização dos grupos e associação e cooperativas de mulheres. Foi uma das fundadoras da Rede Acreana de Mulheres e Homens, do Movimento de Mulheres do Acre e da Amazônia, compondo a Articulação Nacional de Mulheres Brasileiras -AMB. Atuou nos Conselhos de Direitos, da mulher, da Saúde e da Assistência Social. Como acadêmica da UFAC, ajudou na implantação e coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero do Departamento de Ciências Sociais.

Tem vasta experiência em gestão pública, tendo iniciado sua trajetória no Estado, através da Casa Rosa Mulher na gestão do então prefeito Jorge Viana. Também esteve a frente da primeira Coordenadoria Municipal da Mulher de Rio Branco durante os oito anos de gestão do prefeito Angelim. Experiência pública por quatro vezes premiadas nacionalmente.

Na esfera federal atuou em três Ministérios durante as gestões do Presidente Lula e Presidenta Dilma. No Ministério de Agricultura, Chefiou a Secretaria Nacional de Infraestrutura Rural e o Departamento Nacional de Promoção do Cooperativismo Rural, tendo inclusive liberado recurso para os projetos da FETACRE.

No Ministério da Justiça foi Assessora Parlamentar da FUNAI, junto ao Congresso articulando a defesa das causas das populações indígenas.

No Ministério da Mulher e Direitos Humanos foi Secretaria Nacional de Articulação Institucional e Ações Temáticas, tendo inclusive assumido interinamente a pasta da Ministra Eleonora Menicucci em dezembro de 2014. Nesse Ministèrio, coordenou o Fórum Nacional de Organismos de Políticas Para as Mulheres, o Fórum Nacional de Mulheres de Partidos no incentivo à maior participação de mulheres na política.   Também a coordenou a Comissão Organizadora da Conferencia Nacional de Mulheres, em Abril de 2016.

Em 2012, foi uma das 8 brasileiras a receber o Diploma Bertha Lutz, como reconhecimento de sua trajetória de luta pelos direitos e maior participação das mulheres na política.

Em 2018, foi Secretaria Adjunta de Estado Ciência e Tecnologia na gestão do Governo Tião Viana na qual coordenou o Programa de Inclusão Digital na comunidade.

Sendo um quadro dos mais qualificados do Partido dos Trabalhadores, presidiu o Diretório Municipal de Rio Branco por dois mandatos, em 1989/1990 e 2007/2008 e foi vice-presidente do Diretório Estadual, em 2009.

Agora em 2020, recebeu e, aceitou, mais uma tarefa do partido. É pré-candidata a vereadora de Rio Branco. Rose, assume o compromisso de implantar o novo modelo de Mandato Coletivo, que será como uma incubadora na preparação de mulheres, de jovens, negras e indígenas para renovação de lideranças.

VOTE EM ROSE E ELEJA UM COLETIVO DE MILITANTES!!

DANIEL ZEN, VAI PRECISAR DE UMA BASE PARLAMENTAR SÓLIDA, PARA FAZER DE RIO BRANCO, UMA CIDADE FELIZ!!

 

Rio Branco (AC), 20 de agosto de 2020


Bruxinha, lendo seu poema para Rose.


Cíntia Pliszka, pré-candidata a prefeita de Matinhos-PR


Daniel Zen, pré-candidato a Prefeito de Rio Branco.


Participantes da reunião.



Rose Scalabrin, fazendo sua saudação aos presentes.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário