terça-feira, 28 de novembro de 2023

LANÇAMENTO DO LIVRO DOS 75 ANOS DA EXTENSÃO RURAL (EMATER-RO EM PORTO VELHO – 27/11/2023)

 

Tarcísio, Marcão e Luciano (Presidente da Emater-RO)

Arimatéia (vice-Presidente), Tarcíusio (ABER), Marcão, Luciano (Presidente), Zequinha  e Luiz Carlos (Ex-Presidente )


LANÇAMENTO DO LIVRO DOS 75 ANOS DA EXTENSÃO RURAL

(EMATER-RO EM PORTO VELHO – 27/11/2023)

Por: Marcos Inácio Fernandes.

Como eu sempre digo: “foi de torar a alça do corpete”, o lançamento do livro sobre os 75 anos da Extensão Rural Brasileira, que tive o privilégio de organizar. Em Porto Velho tive como anfitrião principal, meu amigo e confrade José Tarcísio (um fidalgo) e recebi todo apoio da direção da EMATER/RO. Fui tratado na mão (como galo velho). Hospedagem na SEATER (simples, mas limpa, com ar-condicionado, TV e banho quente); café, almoço e janta a “0800”, por conta de meus anfitriões. Ademais, recebi muitas energias positivas, que só a generosidade e solidariedade dos que fazem a extensão rural, Brasil afora, são capazes de proporcionar. Apesar da longa viagem de ônibus foram 2 dias de extremo repouso. Retornei a Rio Branco revitalizado.

O lançamento foi nas dependências da EMATER/RO e a direção mobilizou todos os servidores e alguns pioneiros da extensão de Rondônia, que exerceram cargos na direção da Autarquia. Tive o privilégio de conhecer o Luiz Carlos, 2 vezes Presidente da Emater, Secretário de Estado da Agricultura e ex-deputado estadual – um dos “Baobás” da extensão brasileira.

 Na EMATER/RO, tem uma mística muito importante, que a direção faz com os servidores no início da cada semana. A leitura de um texto bíblico e a oração universal do Pai Nosso, que é comum a todos os credos. Depois a direção compartilha os informes das coisas importantes da semana que passou e da que se inicia. Nessa segunda-feira (27/11), a palavra foi:Habacuque 3:17-18 ARC. [17] Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, [18] todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”

Rezou-se o Pai Nosso e o Presidente Luciano anunciou o lançamento do livro e passou a palavra para algumas personalidades do improvisado dispositivo. Na minha vez de apresentar o livro fiz uma homenagem póstuma ao colega e amigo PRIETO, que subiu para o andar de cima. Quando pronunciamos seu nome, os colegas extensionistas responderam: PRESENTE!! Acredito nessa energia cósmica que emana dos que já partiram.

Depois foi a sessão de autógrafo do livro (Tarcísio conseguiu vender os 10 exemplares disponibilizados e ficou com mais 10 para vender aos colegas dos escritórios da Emater de Rondônia.)

A cobertura fotográfica ficou a cargo do ROBSON PAIVA (Robinho) – DRT/RO 1339. E a jornalista da Emater/RO fez uma matéria para o site da Autarquia, que retrata com fidedignidade o evento do lançamento do livro. Transcrevo:

Livro conta a história dos 75 anos de extensão rural no Brasil

Wania Ressutti 27 de novembro de 2023 Livro conta a história dos 75 anos de extensão rural no Brasil2023-11-27T12:13:29-04:00DestaquesNotíciasUltimas notícias

A obra é essencial para se compreender a grandeza da extensão rural para o desenvolvimento do país.

Lançado na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em Porto Velho, nesta segunda-feira (27), o livro “Extensão Rural no Brasil – 1948-2023: um olhar na história”, organizado pelo extensionista militante Marcos Inácio Fernandes, traz a trajetória de 75 anos dos serviços de extensão rural em solo brasileiro. O livro foi produzido pela Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber) com apoio da Associação Brasileira das Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Agropecuária e Regularização Fundiária (Asbraer) no intuito de fortalecer e preservar os princípios e valores da extensão rural, por meio de reflexões dos extensionistas brasileiros que contribuíram para a implantação do serviço no país.

A Academia Brasileira de Extensão Rural foi fundada em 2006, pela Asbraer, com o objetivo de construir e socializar a história da extensão, preservando as experiências já vividas, resgatando a memória e criando um acervo de prospecção de futuro. “O objetivo é promover a importância da extensão rural no país”, explica o extensionista rural José Tarcísio Batista Mendes, que já foi secretário executivo da Emater-RO, secretário de Estado da Agricultura de Rondônia e hoje é um acadêmico da Aber.

O organizador do livro, professor Marcos Inácio Fernandes, trabalhou por 28 anos nos serviços de assistência técnica e extensão rural, tendo iniciado sua trajetória no estado do Acre, onde ocupou o cargo de Secretário de Estado da Extensão Agroflorestal, acumulando a presidência da Emater-AC. Para ele, o livro traz uma experiência rica, capaz de contribuir para uma nova visão na extensão rural e, parafraseando José Ortega y Gasset, diz que, “o passado não nos dirá o que devemos fazer, mas o que devemos evitar.”.

O livro reuniu personagens que marcaram história da extensão rural no Brasil.

O livro “Extensão rural no Brasil: um olhar na história” reuniu personagens que, ao longo desses 75 anos, marcaram história na construção e no desenvolvimento do país. “São reflexões que remetem à uma trajetória repleta de desafios, conquistas e transformações escritas por especialistas e estudiosos dedicados, todos com larga experiência”, ressalta o ex-presidente da Asbraer, Argileu Martins da Silva, no prefácio que escreveu para o livro.

O atual vice-presidente nacional de assistência técnica, extensão rural e regularização fundiária da Asbraer, Luciano Brandão, que também é diretor-presidente da Emater em Rondônia, diz que a obra é essencial para que novos extensionistas, estudiosos e profissionais possam compreender a grandeza do que foi e ainda é a extensão rural para o desenvolvimento da agricultura no país. “A extensão rural completa 75 anos no Brasil e nós, em Rondônia, já temos uma trajetória marcada por 52 anos de serviços no estado, temos muita história que também merece ser contada”, diz Brandão.

Para o governador Marcos Rocha, os serviços de extensão rural no estado têm sido muito importância para o fortalecimento da agricultura familiar. “A história da Emater em Rondônia traz o reflexo da experiência dos serviços de extensão rural que fizeram a agricultura crescer no país e com certeza, a experiência narrada servirá de fonte de inspiração e conhecimento para as novas gerações”, disse o governador.

Texto: Wania Ressutti
Jornalista – MTE-1744/RO
Fotos: Robson Paiva
Repórter fotográfico – MTE-
familiar,desenvolvimento,extensão ruralA obra é essencial para se compreender a grandeza da extensão rural para o desenvolvimento do país. Lançado na sede da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), em Porto Velho, nesta segunda-feira (27), o livro “Extensão Rural no Brasil – 1948-2023: um olhar na história”, organizado pelo...Wania RessuttiWania Ressuttiwania@emater-ro.com.brAdministrator

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

A Hospedagem

Café da manha no Mercado com Sales e Agnaldo e apreciando um forró Pé de Serra

Autografando o livro do Zequinha (Fomos ao 1º CONFASER em Curitiba em 1987, juntos)

Fala do Luciano - Presidente da Emater-RO

PIX para compra do livro

Arimatéia, Tarcísio, Marcão e Luciano.

Marcão e Luciano

Hermes e Marcão

Sorrival e Marcão

Luiz Carlos e Marcão

vendo  a Galeria dos Presidentes da Emater-RO

Pedro Vilson e Marcão


Robinho (Fotógrafo) e Marcão



Zequinha e Luiz Carlos.



Visitando a Fundação Zequinha Araújo (Francisco Maciel, Marcão, Zequinha e Márcio Milani)



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário