quarta-feira, 16 de setembro de 2015

DEIXANDO DE ACENDER VELAS PARA DEFUNTO RUIM





Deixando de acender velas para defunto ruim.
Marcos Inácio Fernandes.


O mestre, Câmara Cascudo, explicando o significado dos ditados populares e seus significados, nos esclarece a origem do ditado “O pior cego é o que não quer ver”. Diz ele: Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D’Argenrt fez o primeiro transplante de córnea em um aldeão de nome Angel. Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imagina era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para a história como o cego que não quis ver. Atualmente, o ditado se refere à alguém que se nega a admitir um fato verdadeiro.

Aqui no facebook tem muitos assim. Publicam e compartilham muitas barbaridades, principalmente sobre o PT, Lula e Dilma e sobre a conjuntura política e quando a gente questiona e tenta fazer uma discussão sobre o assunto, elas se milindram. Pedem respeito por sua opinião e nem consideram a de quem lhe faz o questionamento. Algumas ainda saem com aquela frase do senso comum de que “política não se discute”. Ora, como não se discute?! Todo assunto é passível de discussão, mormente, um tema tão apaixonante como a POLÍTICA, que é uma coisa que permeia todo o tecido da vida social. O que muitos não sabem é que a política, além de ser uma arte é também uma ciência e, que todos nós somos agentes políticos, enquanto CIDADÃOS, que compartilhamos o mesmo espaço público nas cidades onde moramos e, como tal, também temos responsabilidades políticas.

O erro é achar que a cidadania se restringe ao VOTO e que POLÍTICOS são apenas os que detém cargos eletivos (vereadores, deputados estaduais e federais, Senadores,  Governadores e Presidente). Esses são apenas “comissários do povo” como ensina Rousseau no seu O Contrato Social, que é onde reside a soberania. Pois agora, essa soberania da maioria do povo brasileiro, que elegeu Dilma com mais de 54 milhões de votos está sendo questionada por alguns golpistas e encontra eco nas redes sociais. Querem o caos político. Apostam no quanto pior, melhor. Pedem até a volta da ditadura, pasmem!!

Hoje, alguns que nunca lutaram pela democracia, se arvoram em paladinos da mesma. Alguns artistas,(em decadência), que nunca foram exemplos de comportamento social adequado, mesmo nos valores da burguesia,vestem a roupagem de arautos dos bons costumes morais e políticos, se enrolam na bandeira do Brasil e tome discurso contra a corrupção, contra o governo, contra o PT!! Dá nojo tanta hipocrisia e tanta indignação seletiva.


Pois bem. Tentei travar esse embate político com as pessoas mais chegadas. Familiares, amigos e ex-alunos. Chego a conclusão, que é um desperdício de tempo, de palavras, de carinho e consideração. Não vou mais polemizar com vocês. Entretanto vou continuar a emitir as minhas opiniões e fazer o embate nas minhas redes sociais do blog Eu Quero É Sossego e no Face. Também vou guardar as postagens que considero “extravagâncias políticas” para analisá-las mais tarde, numa conjuntura mais favorável de menos ódio e menos intolerância. Prometo que não vou mais estragar velas com defunto ruim. Ruindade política, esclareça-se, e na minha avaliação pessoal. A amizade continua, ou não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário