sábado, 26 de setembro de 2015

UMA VITÓRIA QUE LAVOU A ALMA!!!

 

Vou reproduzir um texto que escrevi logo após a vitória de Dilma para o seu 2º mandato na Presidência da República. O faço para rebater uma observação que o Senador Jorge Viana fez, dizendo que prá continuar com menos governo "era melhor ter perdido". Eu tenho certeza e convicção que, se tivessemos perdido, estaria bem pior. Também tenho clareza que o nosso governo está jogando contra o seu próprio patrimônio, social, eleitoral e político, quando toma medidas que penalizam o TRABALHO e sua base social e, só agora com grande atraso, anuncia medidas que atingem o CAPITAL. Também cansada de levar "bola nas costas" dos aliados, tenta recompor a coalizão de governo, cedendo mais espaço político ao PMDB. Sei que o preço é alto, mas temos que sair das cordas e para isso temos que isolar os golpistas, o Cunha com as "pautas bomba" e aprovar a CPMF. Com isso, acho que entraremos de novo no jogo, que ainda está no 1º tempo. Lembremo-nos da música de "não entregar o jogo no 1º tempo". Desesperar, jamais!! (MIF)

Eis o que escrevi na época: 


Considerações Preliminares do Processo Eleitoral de 2014
Marcos Inácio Fernandes.

Passado o calor da disputa eleitoral cumpre tecer algumas considerações sobre o processo eleitoral que se encerrou ontem.
1º A vitória do PT, da Dilma e do Lula foi extraordinária. Um feito histórico digno de uma análise mais acurada pelos historiadores e cientistas políticos. Cito alguns obstáculos que a Dilma superou e venceu:
aa)      O fogo amigo do “VOLTA LULA”, que pairou por muito tempo sobre a sua candidatura. Episódio que mereceu do Lula muita firmeza para combatê-lo internamente no PT e junto aos outros aliados;
bb)      As marchas de junho de 2013, que fizeram sua aceitação popular despencar;
cc)      A conjuntura econômica de crise mundial, desde 2008;
dd)      O movimento do “NÃO VAI TER COPA” e o “IMAGINA NA COPA” insuflado pela mídia nacional e reverberado pela imprensa internacional;
ee)      O vergonhoso e sonoro “DILMA , VÁ TOMAR NO CU”, puxado pelo camarote VIP do Itaú, na abertura da Copa do Mundo em São Paulo. Registre-se que a Presidenta estava acompanhada da filha e neta, autoridades nacionais e internacionais e na solenidade representava o Brasil como anfitriã da Copa;
ff)       A campanha diuturna contra seu governo, pela  mídia local, que esconderam e/ou relativizaram as obras do governo (Ver o manchetômetro);
gg)      A criminalização permanente do PT, via a AP-470 (Mensalão do PT), que apesar de terem seus membros julgados, condenados (sem provas) e presos, os únicos aliás, eram permanentemente execrados pela imprensa, que nunca tirou o tema de sua pauta (Se tornou até uma vinheta da Globo News);
hh)      A interferência despudorada da banca internacional via os seus porta-vozes Financial Times e The Economist e as Agência de Risco, que não previram a bolha especulativa nos EEUU,  entretanto, viviam apontando “o risco Brasil”;
iii)      A especulação das Bolsas com as pesquisas, insinuando que quando a Dilma subia a bolsa caía e vice – versa;
jj)        As  manipulações das margens de erro dos Institutos de Pesquisas, especialmente  o IBOPE e o Data Folha;
kk)      A tragédia com Eduardo Campos que inflou a candidatura de Marina Silva, levando a disputa para o 2º turno;
lll)        Suplantar todas as forças políticas, que se aliaram a Aécio no 2º turno. Marina com a sua Rede; o PSB, com a viúva de Campos e família; o PV, com Eduardo Jorge, Levi Fidélis; o pastor Everaldo; o Clube Militar, entre outros;
m)    Na véspera do pleito ainda sofrer o atentado da capa da revista Veja, acusando mais uma vez sem provas, Lula e Dilma, e os boatos nas redes sociais, no dia da eleição, que o delator premiado Yussef, havia sofrido um envenenamento e morrera.

Em síntese, fizeram de tudo, para minar a candidatura de Dilma Rousseff, que suplantou todos esses obstáculos e, graças ao povo brasileiro, e seu principal cabo eleitoral, o Lula, saiu vitoriosa, com votações expressivas em todo Brasil, não foi só no nordeste. Então esse negócio de dizer que o Brasil está dividido é uma falácia. Dilma derrotou Aécio na terra dele, Minas Gerais, no 1º e 2º turno. No 2ª turno Dilma teve 52,4% dos votos, enquanto Aécio teve 47,6%. Pena que o Aécio só teve quase 100% dos votos em Miami, dos brasileiros que moram lá. Como o voto da elite vale o mesmo do que o voto de um agricultor de Santa Rosa, aí não teve jeito.

2ª – Nessa trincheira da internet travei o bom combate na defesa do projeto político que considero melhor para o Brasil e defendi minha candidata com veemência. Travei embates com alguns adversários de peso, como o Joel Lima, o Gabriel de Brasília, O Gilson, a Irene, o Leopoldo e outros que nem sequer conheço. Peço a vocês que desculpem alguma grosseria, ironias e alguma coisa mais ríspida que eu possa ter dito. É o calor da luta. Mas de tudo que falei ou postei só me arrependo de um compartilhamento que fiz sobre a Marina em relação a tragédia de Eduardo Campos. Depois vi que era um exagero. Peço desculpas aos seguidores dela. Agora quero me dedicar mais ao meu blog e tratar de coisas mais amenas e gostosas. Minha gozação com os derrotados vai se restringir só as balsas, que coleciono e também já fui um grande usuário. Vou atualizar minhas leituras, fazer com mais calma meu programa de rádio de MPB, andar mais na rua, visitar amigos e familiares, viajar.

3º -  Pude descobrir durante o processo eleitoral, que há muita desinformação sobre a política, muito preconceito e muito senso comum, de pessoas até com formação superior. Estão criminalizando a política e a imprensa é muito responsável por isso, pois
só amplifica as mazelas que ocorrem. Não fazem nenhum trabalho educativo a respeito.

4º Vou continuar minhas postagens sobre política de caráter informativo e educativo. Comecei uma chamada intitulada UTILIDADE CÍVICA e vou continuar a partir de apontamentos que tenho e também material sobre a Reforma Política tão necessária ao pais.

5º -  Muito feliz com a vitória mais muito preocupado com essa disseminação de ódio
Contra o PT, Lula e Dilma, que a gente vê na rede e contra o nordeste. Coisas insanas que precisam ser combatidas por todos os democratas. Eu simplesmente vou deletar essas barbaridades, que por acaso aparecer na minha página, não darei publicidade.

6º - Confesso, por fim, que fiquei um pouco frustrado com alguns comportamentos de pessoas bem próximas a mim. Minha recomendação de voto na Dilma explicando as razões, funcionou com a maioria da família, mas não todos. Meu filho, por exemplo, foi passear num momento de grande decisão. Não votou.  E eu me matando aqui na internet travando a luta política. Isso aponta no sentido de que os jovens ainda não valorizam o seu direito de votar, fazem pouco caso da democracia e da política. A minha comadre em Natal votou nulo pois “acha tudo igual”, o outro compadre daqui não queria votar pois a ONG onde presta serviço está com 3 meses de salários atrasados. Ele só foi votar porque insisti, puxado com um anzol no olho. Outra amiga de juventude de Natal afirmou que odeia a política e está escandalizada com tanto roubo (só os do PT) e compartilhou o boato do “assassinato” do doleiro da delação premiada, o Yussef, super estarrecida. E o pior é quando a gente contesta e quer argumentar as pessoas ficam melindradas e o único argumento que levantam é: “política não se discute” Eu considero que é fundamental se discutir política e se embasar mais para defender seus argumentos e não ficar repetindo e compartilhando coisas absurdas no facebook.  Confesso que as vezes cansa e dá um desânimo. Mas não podemos nos dá a esse luxo de “lavar as mãos”.
E, finalmente  é buscar uma explicação, para o fenômeno de em eleições sucessivas, nossos candidatos à Presidência perderem no Acre. Lula perdeu no 1º turno em 2002 e 2006 e Dilma perdeu em 2010 e agora em 2014, com obras e realizações prá mostrar tanto aqui como no Brasil. E nós no Governo desde 1998. Considerando que Lula tem uma relação muito próxima com o Acre desde 1988 e nossos adversários nem sequer conhecem o Acre. Eu não sei explicar que fenômeno é esse. Só sei dizer que falta ao nosso projeto qualificar a militância, se comunicar melhor, politizar as nossas ações.
Como eu sempre gosto de dizer: “é um tijolo na cidade e outro na cidadania”. Educar e politizar nosso povo.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário