sábado, 26 de dezembro de 2015

A FESTA DE FORMATURA DA KELINHA

Solenidades de Formatura do Curso de Medicina de Gleice Kelly Lima
(Santa Cruz de La Sierra – Bolívia )

Dia 15 de dezembro partimos de Cobija para Santa Cruz de La Sierra para celebrarmos, juntos, a conquista de Kelinha (minha futura nora) Conseguimos reunir seus pais (Eurico e Dôra), sua madrinha Eliza, sua irmã com seu marido (Erika e Enazon), seu noivo, Abelardo e nós seus sogros (Marcos e Eró) e sua amiga de infância Fabrícia. Foi uma semana maravilhosa. Apenas com o contratempo de seu Eurico não ter podido embarcar,  pois não estava com o seu RG, mas na 6ª feira, se incorporou a comitiva de Rio Branco. Chegou a tempo da melhor programação da festa.
Tivemos a oportunidade de conhecermos uma grande cidade da nuestra latino-américa, com mais de 2 milhões de habitantes. A cidade é arrumada e limpa. Tem ruas largas e um trânsito um quanto caótico, mas, quase não acontece acidentes automobilísticos. A cidade impressiona pela quantidade de carros importados da Toyota, Nissan, Hyundai, Mercedes, e outras marcas. Tem carrões que nunca havia visto no Brasil. Por outro lado tem o contraste de taxi velhos e um transporte público precário, apenas de micro-ônibus (aquelas jardineiras de antigamente aí do Brasil). Ainda não chegou por lá a febre das moto-taxi.  A outra coisa que impressiona é como eles gostam de buzinar e o preço da corrida de taxi, que são muitos baratas e tem que se combinar previamente, pois os taxis não têm taxímetros.
No mesmo dia que chegamos fomos conhecer o centro da cidade e sua praça principal, a 24 de Setembro, onde fica a Catedral. Uma construção imponente e que tem um Museu Sacro. A praça já estava toda enfeitada com os motivos natalinos e é muito limpa e arborizada.
No dia 16 foi a solenidade de Colação de Grau numa das dependência da Universidade de Aquino. Todos os formandos na Beca Verde e foram chamados, um por um, para receber seu “canudo de papel”. Um canudo que, além de conferir o grau de bacharel em Medicina, simboliza uma conquista repleta de sangue, suor e lágrimas. Muitas energias despendidas! O diploma da Kelly foi entregue por sua mãe, depois de recebê-lo da Vice-Reitora. Todos nós, seus familiares, aplaudimos e gritamos externando a nossa alegria. O discurso da oradora da turma, uma paraense, foi sintético, simples e  bonito e feito em português, com o característico sotaque paraense. Após a saudação do patrono da turma foi feito o célebre juramento Hipocrático. Espero e, desejo, que a Dra, Gleice Kelly Lima, siga seu juramento a risca. Depois foi só festas e as tradicionais fotos com os familiares. As comemorações e jantar foi no Restaurante GOSS em frente ao Shoping Ventura Mall. Saboreamos umas picanhas deliciosas e outros pratos de peixe e camarão, além das cervezas, claro!!
No dia 17, voltamos a andar no comércio sondando preços e a noite foi a celebração ecumênica. Alguns formandos chegaram atrasados e o padre não pode esperar para celebrar a missa, de sorte que só houve o culto evangélico. Eu e o Abelardo, pulamos essa parte. Fomos conhecer o Shopping e nos encontramos para jantar num local chamado A Fazenda, perto da apartamento da Kelly, onde estávamos hospedados.
A última solenidade foi o jantar dançante na 6ª feira, já com seu Eúrico em terras Santacruzenses.  A solenidade exigia esporte fino e lá fomos nós todos nos panos. Os homens de paletó e gravata e as mulheres com seus vestidos exuberantes. As formandas todas de vestido com diversos tons de verde e os homens de paletó com cintas e gravatas verdes, que é a cor da medicina. Eles chegaram em 3 Limusines. Como diria meu primo Ivanildo Carioca de Brasília: “ostentação pura”. Vinha mais de 10 formandos em cada das Limusines, que dispunham de bar, de tal forma, que muitos dos formandos já chegaram no “grau”. Além do jantar de pratos frios, que não faz bem meu estilo, pois sou igual a Miss de Pernambuco, que num jantar de pratos frios disse: “sem farinha eu num armoço”. Faltou a farinha, mas teve cerveja e coquitéis, no balde, como se diz no Acre. Além de chocolates de sobremesa. Enquanto chamavam cada um dos formandos ia aparecendo num telão fases de suas vidas e cada com sua música escolhida ia fazendo sua coreografia embaladas na felicidade. Demorou, mas foi emocionante. Depois teve apresentações de grupos musicais diversos, mas o que mais me impressionou foram os Mariaches. Tirei até foto com o sombrero de um deles. Deixei a festa por volta das 3 horas da manhã, mas ela rolou por mais tempo, como se diz no nordeste: “foi até a gata miar”. E a gata não miou até o sol raiar e, os jovens novos doutores, se esbaldaram. Eles fizeram por merecer.
 No sábado fomos conhecer a tarde um comércio a céu aberto. Um frege de gente e de carro! Fomos e voltamos  de coletivo (as jardineiras, que citei antes que cobra 2 pesos por pessoa). Na volta íamos batendo num taxista que avançou um sinal. Também o motorista do coletivo em que nós estávamos desceu e só não chamou o condutor do taxi de “mestre de Açucar”. Eu só entendi “carajo”. Foi o episódio da viagem.
No domingo fomos almoçar na “Casa de Guambé”, um lugar muito aprazível, com jardins,lagos, animais e parque infantil, que se paga 100 pesos para entrar com direito a almoço e sobremesa com direito a se servir quantas vezes desejar de uma enorme variedade de pratos e carnes, A bebida é paga por fora, mesmo de sucos e refrigerantes. E o melhor é que ainda tem um redário prá se “jibóiar” depois do almoço. Achei esplêndido. De lá fui direto para o aeroporto pegar o vôo para Cochabamba e depois fui para Oruro de ônibus, que vou relatar na próxima postagem.

Os sogros, Eró e Marcos, com a formanda Dra. Gleice Kelly Lima
 Na chegada em Santa Cruz: Abelardo,Enazon, Erika, D.Dôra, Eró, Kelinha, Marcos, Eliza e Fabrícia

Painel com parte dos formandos. A Kelly é a última.

Eró e Kelly
                                A madrinha da Kelly, D. Eliza
                                      D. Dôra, mãe da Kelly

Na Praça 24 de Setembro: D. Eliza, Marcos, Abelardo (em pé). Sentados: D. Dôra, Erika, Eró, Kelly e Fabrícia.

Abelardo e Marcos

Abelardo, Marcos e seu Eurico.