domingo, 28 de agosto de 2016

MEU BOA NOITE COM LIBERDADE, LIBERDADE



 LP e CD da peça Liberdade, Liberdade





Da peça Liberdade, Liberdade.

Nessa véspera do dia “D” de tensão e angústias com nossa democracia ameaçada fui reler meu exemplar dessa peça do Millôr Fernandes e Flávio Rangel e também ouvir o CD com a interpretação fabulosa do Paulo Autran.  Eu ganhei o LP dessa peça, do meu amigo, José Silton Pinheiro, assassinado sob tortura pela ditadura militar em 1972. Depois adquiri o CD que fazia parte da coletânea de Nara Leão.
Transcrevo o texto final do espetáculo.
“Às vezes, no fim de uma batalha, nem se sabe quem venceu; ou o vencedor parece derrotado. Cristo morreu na cruz, mas o cristianismo se transformou na maior força espiritual do mundo. Galileo Galilei cedeu diante da Inquisição, mas a terra continuou gerando ao redor do sol e quatro séculos mais tarde, um jovem tenente anunciou da estrastosfera que a terra é azul. Anne Frank morreu, mas Israel ressurgiu da cinza dos tempos. Quando Hitler dançou sobre o chão da França, tudo parecia perdido. Mas a cada ato de luta corresponde um passo da vitória. (...) A liberdade é viva; a liberdade vence; a liberdade vale. Onde houver um raio de esperança haverá uma hipótese de luta.
Gostaria que meu boa noite tocasse vossos corações numa síntese de fé e de coragem igual ao boa noite de Winston Churchil, em 1940, atravessando o Canal da Mancha numa silenciosa e fria madrugada: “E agora, boa noite. Durmam a fim de recobrar forças para o amanhã; pois o amanhã virá. E brilhará claro e limpo sobre os bravos, os honestos, os de coração sereno, brilhará sobre todos os que sofrem por esta causa e, mais gloriosamente, sobre a campa dos heróis. Assim será nossa alvorada. Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário