quinta-feira, 13 de junho de 2019

O CONJE GATE





O “CONJE” GATE

Por: Marcos Inácio Fernandes

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 1:16)

“A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica.”
Blaise Pascal (1623-1662)

E a verdade resplandeceu em toda sua crueza. Quem a revelou foi o site INTERCEPT-BRASIL, editado pelo jornalista Gleen Greenwald, que tem no seu invejável currículo um prêmio Pulitzer, o Oscar da comunicação internacional. As entranhas da Lava Jato e sua Força Tarefa estão expostas para o mundo todo e seus desdobramentos são imprevisíveis, pois muita coisa ainda está para ser revelada.

De imediato temos uma certeza. Moro e Dallagnol estão, definitivamente, DESMORALIZADOS e que o processo contra Lula não passou de uma conspiração jurídica e político/mediática, para tirá-lo do páreo da disputa presidencial de 2018. Condenaram Lula, sem crime e sem provas e, como tal a sentença deve ser anulada e Lula posto em liberdade.

Confesso que não esperava que a profecia de Lula, quando disse que só ia morrer quando provasse sua inocência e desmascarasse Moro e os Procuradores da Lava Jato, fosse acontecer tão rápido. A proficia se cumpriu e, nós do PT, chegamos ao 8º round e ganhamos essa luta por nocaute apesar de um “juiz” tendencioso, parcial e promiscuo.

Os diálogos entre Moro, seu “conje” Dallagnol, Procuradores e outras autoridades, reveladas pelo INTERCEPT, cuja estratégia é ir soltando as reportagens a conta-gotas, (ontem a noite fisgou mais um peixe graúdo, o Ministro do STF, Luís “Mata no  Peito” Fux) são diálogos que mostram a teia da conspiração jurídica envolvedo todas as instâncias do judiciário, restando saber quais as outras autoridades fizeram parte desse complô, considerando que os jornalistas responsáveis por esse furo de reportagem, só  mostraram,  até agora, 1% do material que sua fonte forneceu.

Uma coisa é certa: não morreremos de tédio esse ano!

Outra coisa que me veio a mente com essas revelações é uma história que se conta dos coronéis do nordeste da República Velha, Eles diziam: “Se a lei é alta, a gente passa por baixo; se ela é baixa, a gente passa por cima”.  Também se dizia de alguns deles, como o coronel, Zé Abílio de Bom Conselho e o coronel Chico Heráclito, de Limoeiro, conhecido como o “Leão das Varjadas”, que em qualquer página que se abrisse o Código Penal, eles seriam enquadrados em todos os Artigos, Parágrafos, Incisos e Alíneas. Assim também me parece com os novos “coronéis de toga”. O Moro e seus comparsas, além de agredirem o vernáculo, também agrediram a Constituição Federal, o Código do Processo Penal, o Código de Ética da Magistratura e atentaram contra o Estado Democrático de Direito e interferiram, como agentes políticos, no processo eleitoral das últimas eleições Presidenciais. Judiçializaram a política e politizaram a justiça.

E Moro ganhou seu prêmio pelos relevantes serviços prestados a chapa vencedora. Foi nomeado Super-Ministro da Justiça com a promessa de ser alçado ao Supremo Tribunal Federal, na primeira vaga que abrisse na corte. Muito justo!

Como a terra não é plana e o mundo dá muitas voltas o “sonho de verão” do Moro se evaporou e ele se dê por satisfeito se escapar da cadeia, pois cometeu crimes. Como ainda vivemos num Estado de Exceção, o seu destino talvez seja se refugiar na sua pátria- mãe, os Estados Unidos, e ser mais um gusano em Miami. Por enquanto ele sangra e, até para o Bolsonaro, é um peso morto ou um lame duck (pato manco), como dizem os americanos.

De minha parte já estou com minha alma lavada e enxaguada com o que sei até agora. A minha convicção de que Lula é inocente se confirmou e isso já me basta. Agora é continuar a luta para que seus algozes sejam punidos, na forma da lei, e seus danos e de sua família sejam reparados, pelo menos financeiramente, pois sabemos que os danos pela perda da liberdade e de entes queridos são irreparáveis.

Parabéns Greenwald, pela coragem e o furo jornalístico, que poderá lhe valer outro Pulitzer.  Só espero que não aconteça como a  sua primeira reportagem sobre Snowden e a NSA, onde só veio a público 2% dos arquivos fornecidos pelo Snowden. Como você prometeu todo o material será revelado, mas me contentaria se soubéssemos ao menos mais umas 4 coisas: 1- as relações da Lava Jato com o Departamento de Justiça Americano; 2 – os bastidores das negociações das “delações premiadas”; 3 – A relação Lava Jato e rede Globo e 4 – a relação da Lava Jato com os Tribunais superiores e com os novos detentores do poder.

Pelo que já li e ouvi a respeito, desconfio que tem uma mãozinha dos russos e chineses na história desse vazamento, pois esses 2 membros dos BRICS não estavam vendo com muita simpatia o Brasil, que se tornou um player na geopolítica mundial, se tornar num instante um aliado subalterno e atrelado ao imperialismo decadente dos Estados Unidos.

Por sua vez, não sabemos quais os interesses do bilionário, Pierre Omydyar, um francês estabelecido no Vale do Silício na Califórnia e que é dono do INTERCEPT. Torço para que eles convirjam, pelo menos em parte, com os interesses do nosso povo e que tudo venha as claras. Lembrando o jurista americano Louis Brandeis (1856-1941), que disse: “A luz do sol é o melhor desinfetante”. Que essa luz brilhe e desinfete as impurezas da nossa democracia.

Rio Branco (AC), 13 de junho de 2019

*Marcos Inácio Fernandes, é militante do PT

PS – E todos a GREVE GERAL nesse  14/06, pela nossa soberania, pela educação, pelo Estado Democrático de Direito e contra a Reforma da Previdência !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário