sexta-feira, 2 de outubro de 2020

FICOU O SABOR DA AMIZADE E DO SUCO DE MANGABA!

 

FICOU O SABOR DA AMIZADE E DO SUCO DE MANGABA!

Por Marcos Inácio Fernandes.

“Primeiro Ministro”. Era assim que a gente se tratava. Não sei por que ele me deu esse título. Talvez, por achar que na presidência do PT de Rio Branco, eu tinha algum poder. Meu amigo estava equivocado, mas aceitei o tratamento e também passei a chama-lo de “primeiro ministro”.

Conheci o Dirceu há bem pouco tempo, desde que passei a frequentar o gabinete do subcomandante Sibá, na SEDENZ, a partir de 2017. Pelo seu jeito cativante e sempre bem humorado, foi uma amizade que nasceu, por assim dizer, por geração espontânea. Fluiu!

Ele era uma pessoa afável, de boa conversa e de bem com a vida, sempre alegre e bem humorado. Conhecia os personagens e os bastidores da política acreana e através dele fiquei sabendo de muitas coisas interessantes. Também o que me fez ter uma maior aproximação com ele, foi a sua fidelidade ao nosso projeto político e a permanecer ajudando ao Sibá e ao nosso grupo político, quando caímos em desgraça nas eleições de 2018. Como a sabedoria popular diz: “Na bonança conhecemos a quantidade dos amigos. No infortúnio, a qualidade dos amigos.” Dirceu era um amigo de qualidade.

Fizemos algumas agendas políticas juntos, com ele dirigindo seu carro. Ficou na minha memória a última delas, que fizemos em Acrelândia, com alguns companheiros daquele município. Na volta paramos na chácara dos meus compadres no Assentamento Baixa Verde e a comadre nos serviu um delicioso suco de mangaba, uma frutinha dos tabuleiros do nordeste, que ele não conhecia. Ele combinou comigo de me visitar em Natal, nas próximas férias que tirasse, pois estava me devendo uma visita já que em agosto de 2017, eu tinha ido prá Natal e ele prá Maceió e disse que daria um pulo em Natal. Não foi. Priorizou visitar Salvador e depois sua família em Minas Gerais. Foi a sua última férias e, pelas fotos, parece que a desfrutou plenamente. Foi uma despedida prévia da família.

Dirceu partiu antes do combinado. Ficou me devendo essa visita em Natal, onde eu dizia que ele teria “casa, comida, roupa lavada e 3 milhões por mês” e ele caia na risada.

Só me resta dizer ao primeiro Ministro, que senti muito a sua partida prematura e o que mais lamento é não ter podido cumprir os ritos da despedida em face da pandemia.

Por aqui, “primeiro ministro”, continuamos com medo, mas tentamos controla-lo e nos precavendo. Estamos fazendo a campanha virtual e também a presencial do Zen e da Rose obedecendo os protocolos. A novidade é o Mandato Coletivo da Rose, com mais cinco mulheres valorosas (Márcia, D. Meire, Tainá, Ester e Alcinéia). Acho que você só não conhece a Alcinéia. Sábado dia 03/10, será o lançamento da candidatura da ROSE com o número 13000, na ASSEMURB. Você com certeza estará presente com sua LUZ, sua ENERGIA e ALEGRIA, derramando sentimentos bons na nossa caminhada.

DIRCEU PEREIRA DA SILVA SOBRINHO (1958-2020), presente!!!

 

Saudações póstuma do “primeiro ministro” Marcos Inácio Fernandes (Marcão)

PS - Como disse o poeta Augusto dos Anjos ; "Depois da morte ainda teremos filhos" e eu digo: e também netos e amigos.

 

Rio Branco (AC), 02 de outubro de 2020.

Memória fotográfica do "primeiro Ministro Dirceu.
















    1. Dirceu e sua neta Isis



2 comentários:

  1. Meus sentimentos, companheiro, Marcão.

    ResponderExcluir
  2. Não há um só dia que ñ lembre desse amigo de 30 anos. Aliás, irmão!
    Nós nos tratávamos por Dom King.
    Só tenho a agradecer por ter tido o privilégio da amizade deste camarada.

    ResponderExcluir