segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

ZENILDA BARBALHO - PRESENTE!!

  








ZENILDA BARBALHO BEZERRA DE LIMA

(29/12/1956 - 31/01/2022)

Por: Marcos Inácio Fernandes*

Mais uma das nossas que partiu antes do combinado. Os amigos sempre partem antes do combinado, por mais tempo que tenham ficado com a gente. Estivemos compartilhando juntos da mesma trincheira, no trabalho e na política, desde 1984. Zenilda entrou na EMATER/AC, nesse ano, acho que foi o último concurso público para o órgão e também o último Pré-Serviço, que a Emater realizou. Entre os colegas que participaram do batismo, no CETRER de Manaus, para se tornarem EXTENSIONISTAS, lembro dos nomes de Solange, Madazinha, Vânia Ribeiro, Vareda, Bosco, entre outros.

Desde então, realizamos conjuntamente, alguns trabalhos. Estivemos na linha de frente da 1ª e única greve da Emater, em 1986 e naquele mesmo ano, em novembro, participamos em Salvador- BA, do I ENAS (Encontro Nacional das Associações dos Servidores do Sibrater), juntamente com Cesário Braga, Antônio Lemos, Ademir Batista, Ivanildo Lima (então esposo da Zenilda) e a própria Zenilda. Esse grupo formou a delegação do Acre que iria fundar a FASER (Federação das Associações dos Servidores da Extensão Rural).

A Zenilda Barbalho conseguiu aliar o seu trabalho técnico no serviço de ATER, a uma militância política expressiva, em Senador Guiomard, o município que morava. Foi eleita vereadora por dois mandatos (1996 e 2000), candidata a vice-prefeita, em 1992, e a Deputada Estadual, em 1998, sempre pelo Partido dos Trabalhadores. Ela nunca fugiu dos desafios e das lutas partidárias. Era um quadro dos mais qualificados do nosso partido.

No 2º mandato do Governo do Jorge Viana, tive o privilégio de compartilhar a direção da SEAPROF/EMATER, com a Zenilda, que posteriormente se tornaria Delegada do MDA no Acre. As últimas atividades que realizamos juntos foi a preparação no Estado para a 2ª Conferência Nacional de ATER - CONATER e em 2018, a Zenilda com mais alguns colegas organizaram as comemorações para celebrar os 50 anos da Emater/AC. Fui um dos palestrantes, participei da feijoada e ganhei um lindo porta-lápis de madeira com a logo da Emater. Gratidão por ter me proporcionado o privilégio de sua amizade e companheirismo.

Zenilda, deixa 3 filhos: Lorena, Yuri e Thayná, que estão bem encaminhados na vida e muitos amigos e companheiros.

ZENILDA BARBALHO BEZERRA LIMA – o seu nome enobrece o significado das palavras: EXTENSÃO, COMPANHEIRISMO E AMIZADE!!!

Vá na luz e descanse em paz, colega, amiga e companheira!

Rio Branco(AC), 31 de janeiro de 2022

Marcos Inácio Fernandes (Marcão), Extensionista e militante do PT.


Zenilda, Cazuza e Marcão (Preparação do 2º CENATER


? Joci, Zenilda e Letícia




Feijoada dos 50 Anos da Emater (Marcão e Zenilda Nosso último encontro presencial)




4 comentários:

  1. Belíssima e merecida homenagem, professor...mas nossa amiga Zenilda Barbalho era muito especial. Saudades eternas

    ResponderExcluir
  2. Grande e irreparavel perda! Bela homenagem, Marcão!
    Zenilda Presente!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Marcão, merecida homenagempra nossa guerreira...Zenilda...que Deus tenha ela em um bom lugar.

    ResponderExcluir