domingo, 17 de abril de 2016

É HOJE!!


Dilma fica!



É Hoje!


Por: Marcos Inácio Fernandes.*

Logo mais a nossa democracia vai se submeter a uma sabatina simples, porém, decisiva para a sua consolidação. Nossos representantes vão responder, apenas, a uma pergunta: a presidente Dilma Roussef, deve ser impedida de governar, mesmo sem ter cometido crime de responsabilidade? Irão desrespeitar a soberania de 54 milhões de cidadãos e cidadãs, que a elegeram em 2014? Irão rasgar a nossa Constituição? Irão consumar o GOLPE branco na nossa incipiente democracia? Todas essas questões são desdobramentos da primeira sobre o IMPEACHMENT da presidente. Os deputados vão apenas responder SIM ou NÃO ou também se ABSTER, lavar as mãos, como Pilatos. Podem também se ausentar do plenário, fugir e se refugiar para não se comprometer com uma decisão crucial, que exige coragem.
Como disse o filósofo Baltasar Gracián (1601-1658), no seu livro a Arte da Prudência, “O NÃO e o SIM são palavras curtas, mas exigem muita reflexão.” Nesses dias tensos de uma guerra psicológica em curso, onde os números dos contra e a favor do impedimento, mudam a todo instante, a situação é imprevisível, mas arrisco a dizer que os golpistas estão com mais dificuldades de conseguir seus 342 votos para derrubar a presidente. Porém, como trata-se do Congresso mais conservador e reacionário dos últimos tempos, tudo pode acontecer, pois afinal é conduzido por um presidente, o Eduardo Cunha, que sabe manejar o regimento da casa e manobrar seus fiéis seguidores. Ademais, ele busca através desse impeachment, um indulto ou uma sobrevida para escapar de seus crimes.
Estou confiante que o NÃO ao golpe irá prevalecer, mas estou preparado para uma derrota e para lutar numa nova fronteira dessa guerra, que é o Senado. Tenho clareza também que se ganharmos a luta vai continuar, pois tentarão outro golpe, via o TSE, e inviabilizar o governo com uma oposição inconsequente. Caso o golpe não triunfe, a partir de 2ªfeira, devemos começar uma campanha pela renúncia de Michel Temer, pois como conspirador e traidor não é digno de ocupar um cargo tão importante na República, para continuar boicotando o governo. Em qualquer das hipóteses de logo mais, não daremos trégua a esse verme político.
Certa vez Lula falou que havia 300 picaretas no Congresso e causou milindres junto aos parlamentares. Hoje saberemos quantos são realmente. Espero que não passe desses 300. Enquanto isso o Supremo permanece na sua pasmaceira assistindo golpearem a Constituição, que eles se arvoram ser seus supremos intérpretes e guardiões. Quanto ao Supremo, temo que mais uma vez o Lula tenha razão.
Continuemos nas ruas em vigília em defesa da nossa tenra democracia. De minha parte, da luta não me afasto e espero não ter que voltar para a clandestinidade.

*Marcos Inácio Fernandes é professor aposentado e militante do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário