domingo, 1 de maio de 2016

ATO DE CONTRIÇÃO



Ato de Contrição

Por: Marcos Inácio Fernandes*

Por esses dias fiquei me lembrando do meu tempo do Catecismo em Parnamirim com Pe. Aquino. Também andei me recordando das minhas aulas no curso de Ciências Sociais da UFAC,  na disciplina de Ciências Políticas, onde discutia com meus alunos, as relações de poder e analisava o episódio de Canossa  protagonizado pelo Imperador Germânico Henrique IV e o Papa Gregório VII.

 Pois bem, nesses dias que atravessamos, onde a religião está tão presente na vida política onde existe, inclusive, uma bancada da Bíblia de diversos credos religiosos, considero que a Dilma só se salva se fizer um Ato de Contrição e rezar o Credo pelo avesso.  Aliás ela entrou nesse golpe, que chamam de impeachment, como Pôncio Pilatos entrou no Credo . Sem que nem mais. Mas o jogo nas instituições já está jogado. Os argumentos jurídicos e técnicos em favor do governo não sensibilizam os opositores e grande parte da opinião pública e publicada.
 As opiniões, contra e a favor, estão cristalizadas. Não adianta se recorrer aos argumentos racionais e alertar para as consequências nefastas de uma ruptura brutal em se destituir uma Presidenta eleita. Resta a Dilma ir a Canossa (o nosso Senado) e pedir perdão aos Senadores , como o fez Henrique IV ao Papa  Gregório VII, implorando perdão ao Papa por 3 dias do lado de fora do castelo de Canossa. Também só resta a ela fazer a indulgência plenária da Porciúncula no plenário do Senado, embora estejamos no mês de maio. Como se sabe, a Indulgência da Porciúncula somente era concedida a quem visitasse a Igreja de Santa Maria dos Anjos, entre a tarde do dia 1º de agosto e o por-do-sol do dia 2 de agosto. Atualmente, qualquer Igreja Católica de qualquer país, tem o benefício da Indulgência que São Francisco conseguiu de Jesus para toda a humanidade.

A Presidente Dilma faria a sua penitencia e implorava o perdão da Alta Câmara desse modo: Excelentíssimas senhoras Senadoras e Excelentíssimos senhores Senadores.

1-          Eu peço perdão por ter nascido mulher;
2-          Eu peço perdão por ser uma mulher descasada;
3-          Eu peço perdão por não ser uma mulher bonita, recatada e do lar;
4-          Eu peço perdão, mesmo sendo mulher, ter sido eleita, por duas vezes Presidente;
5-          Eu peço perdão pelos 54.499.901 votos dos meus compatriotas;
6-          Eu peço perdão por ter vencido;
7-          Eu peço perdão por ter lutado contra a ditadura e ter sido torturada por ela;
8-          Eu peço perdão por está sendo torturada na democracia;
9-          Eu peço perdão por ter colocado no orçamento uma migalha para os pobres;
10-       Eu peço perdão por não ter lido “O Príncipe” de Maquiavel;
11-       Eu peço perdão, da mesma forma, de não ter estudado “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu; A Arte da Prudência, de Baltazar Gracián e o Breviário dos Políticos, do Cardeal Mozzarino;
12-       Eu peço perdão por ter adotado algumas propostas do programa derrotado nas urnas;
13-       Eu peço perdão, mil perdões, pelo Bolsa Família;
14-       Eu peço perdão pelos aumentos do Salário Mínimo;
15-       Eu peço perdão pela Lei da Empregada Doméstica;
16-       Eu peço perdão por pobres e negros poderem fazer uma Universidade;
17-       Eu peço perdão pelo constrangimento dos aeroportos lotados;
18-       Eu peço perdão pelo Brasil Sorridente, pelo Brasil Sem Miséria, pelo  Mais Médicos. Pela ampliação do PRONAF, do Plano Safra, Luz Para Todos, Minha Casa, Minha Vida e demais Políticas Públicas de inclusão e combate as desigualdades;
19-       Eu peço perdão, dois mil perdões, pelo Brasil não estar mais no Mapa da Fome da ONU;
20-       Eu peço perdão por ter concretizado o “Fora o FMI”;
21-       Eu peço perdão por não tirar mais os sapatos para entrar nos Estados Unidos;
22-       Eu peço perdão por pertencer ao grupo dos países emergentes e fazer parte do BRICS;
23-       Eu peço perdão pela auto estima do nosso povo, que aos poucos estão perdendo o complexo de vira-latas;
24-       Eu peço perdão pelo aumento das nossas Reservas Cambiais, que totalizam quase 400 milhões de dólares;
25-       Eu peço perdão pela ousadia de cobrar a sonegação de impostos da Rede Globo:
26-       Eu peço perdão por cevar, com a verba publicitária, a imprensa oposicionista e partidária;
27-       Eu peço perdão por ter adotado o Republicanismo nas nomeações e relações com os poderes;
28-       Eu peço perdão por não ter podido adivinhar o caráter das pessoas nas minhas nomeações para o governo;
29-       Eu peço perdão por ter Lula como amigo e companheiro e ter pedido a sua ajuda na composição do meu Ministério e me ajudar na governabilidade;
30-       Eu peço perdão por ter falado com Lula ao telefone;
31-       Eu peço perdão pela permanente em turnos sucessivos;
32-       Eu peço perdão por não ter contas na Suíça e em outros paraísos fiscais;
33-       Eu peço perdão por não estar na Operação Lava Jato;
34-       Eu peço perdão por chamar esse processo de IMPEACHMENT pelo seu verdadeiro nome – GOLPE;
35-       Eu peço perdão por não poder pedir perdão pelo Crime de Responsabilidade, que não cometi.  Desse crime, tenho Deus por testemunha, que não preciso pedir perdão.
Votem com suas consciências e seja feita as vossas vontades.


*Marcos Inácio Fernandes,  é professor aposentado e militante do PT.


PS – Podem acrescentar mais perdões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário