terça-feira, 25 de outubro de 2016

AS TRILHAS SONORAS QUE TOCAM MEU CORAÇÃO





AS TRILHAS SONORAS QUE TOCAM MEU CORAÇÃO

São as canções que embeveceram a minha infância e adolescência. Elas também retratam algumas vicissitudes da vida com os seus sortilégios, mistérios e caprichos. (MIF)

MÚSICA
ANO
COMPOSITORES
CANTORES
/INTÉRPRETES
OBSERVAÇÕES
1 – Serra da Boa Esperança
1937
Lamartine Babo
Francisco Alves, Altemar Dutra,.
“Nos anos trinta, Lamartine correspondeu-se com Nair, uma mineira de Dores de Boa Esperança, a quem dedicou esta canção. Tempos depois, visitando a cidade, ele descobriria que Nair era uma menina, sobrinha de um admirador seu, o dentista Carlos Alves Neto, verdadeiro autor das cartas.” A MPB  é grata a esse dentista.
2 – Lata d’água
1952
Luís Antônio/Jota Júnior
Marlene
Tinha apenas 4 anos, mas lembro dessa música, que tocava no 1º carnaval que fui em Natal.
3 – Menino de Braçanã
1954
Luís Vieira /Arnaldo Passos
Luís Vieira, Luiz Gonzaga, Zizi Possi
Na minha infância ouvia muito essa música no rádio.(Rádio de válvulas).
4 -Risque
1958
Ary Barroso
Jamelão, Dorival Caymmi, Ângela Maria, Nelson Gonçalves...
No meu 1º pic-nic à Ponta Negra, tinha uma pessoa cantando essa música numa palhoça da praia.
5 – No Carnaval
1965
Caetano Veloso /Jota
Maria Bethânia, Caetano
Não sei bem explicar, mas só relaciono essa música com o Silton, quando entrou para a clandestinidade no início dos anos 70.
6 – De Onde Vens
1967
Dory Caymmi /Nelson Mota
Elis Regina, Nara Leão, Cynara & Cybele, Maria Creuza
É a cara da minha cunhada Izolda, quando foi para o seu auto-exílio no Perú.
7- Luz Negra
1965
Nelson Cavaquinho /Amâncio Cardoso
Elizethe Cardoso, Nara Leão, Cazuza
A melhor interpretação dessa música foi a de Cazuza no programa de Chico & Caetano na Globo. Ele, realmente, estava “chegando ao fim”
8 – Valsa do Maracanã
?
Aldir Blanc /Paulo Emílio
Aldir Blanc
Em 1987, estive no Bar “Caras e Bocas” na Tijuca, no Rio, onde Eri Galvão se apresentava. Nesse dia o Paulo Emílio estava lá e cantou a  sua música e ainda fez uma homenagem a turma do Acre presente.
9 – Não Demore

Eduardo Gudin /Paulo C.Pinheiro/Roberto Roberti
Roberto Roberti. MPB-4,
Lembra meus anos de “degredo” na Bahia em 1988 e 89
10 – Aperto de Mão
1943
Horondino Silva /Jayme Florence/Augusto Mesquita
Dircinha Batista, Elizethe Cardoso, Beth Carvalho
Em abril de 1984, pelo Projeto Brasileirinho do SESC, Altamiro Carrilho veio se apresentar no Acre, no cine Rio Branco. Meu amigo Erivanaldo Galvão, que coordenava o projeto, depois do show, trouxe o regional do Altamiro prá tocar na minha casa. Foi quando ouvi pela 1ª vez essa música do Dino 7 cordas e parceiros. Foi uma noite memorável.
11 – Gota D’água

Chico Buarque
Chico Buarque, Bibi Ferreira, Nana Caymmi, Simone...
Ouvi, ao vivo, no show do Canecão, de Chico e Betânia, no Rio, o Chico cantar essa música, que mexeu comigo de cara. Estava na companhia do meu amigo dr. André Fausto, que já subiu.
12- Só o Tempo

Paulinho da Viola
Paulinho da Viola, Marisa Monte, Zizi Possi
Também deixo em aberto “meu saldo de sentimentos” antes que eles se acabem.
13 – A Morena do Mar
?
Dorival Caymmi
Dorival Caymmi, Nara Leão, Clara Nunes, Nana Caymmi
É a cara da Eró com quem convivo e compartilho meus dias.





Consulta bibliográfica: Site: MPB Cifrantiga

Um comentário:

  1. Mestre Marcão, senti uma grande identidade musical. Quando isso ocorre a gente pode ir à luta juntos.

    ResponderExcluir