segunda-feira, 24 de outubro de 2016

OS 13 HINOS NACIONAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA





13 HINOS NACIONAIS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

O hino nacional foi composto em 1831, por Francisco Manoel da Silva (1795-1865) e recebeu a letra de Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), em 1922. Na minha infância, na escola pública, os alunos entravam em forma e o hino era executado em disco de vinil antes do início das aulas. Hoje ele é executado nos eventos cívicos e desportivos da copa do mundo e olimpíadas. Nesses eventos o povo chega a cantar a “capela” quando a banda para de tocar, mas a gente percebe um certo titubeio na sequência dos versos e das estrofes.
Mas no Brasil há outros “hinos nacionais” que o povo canta de “cor e salteado”, de norte a sul, de leste a oeste. São músicas que estão na boca do povo e que expressam a sua alma com extrema sensibilidade. (MIF)

MÚSICA
ANO
COMPOSITORES
CANTORES
/INTÉRPRETES
OBSERVAÇÕES
1 – Carinhoso
1917-1928
Pixinguinha/João de Barro
Orlando Silva, Sílvio Caldas, Ângela Maria, Elizeth Cardoso, Elis Regina...
“Carinhoso só se tornaria um dos maiores clássicos da MPB a partir do momento em que pôde ser cantado. Comprova a afirmação o número de gravações - mais de 200 - que recebeu desde o dia (28.05.37) em que Orlando Silva o registrou em disco.”
2 – Chão de Estrelas
1937
Sílvio Caldas /Orestes Barbosa
Silvio Caldas
É o hino da seresta brasileira “Em 1956, numa crônica em louvor a Orestes, Manuel Bandeira terminava assim: "Se se fizesse aqui um concurso (...) para apurar qual o verso mais bonito de nossa língua, talvez eu votasse naquele de Orestes: ‘tu pisavas os astros distraída..."
3 – Aquarela do Brasil
1939
Ary Barroso
Araci Cortez, Francisco Alves, Sílvio Caldas...”A sua monumental discografia incluiria figuras como , Antônio Carlos Jobim, Radamés Gnattali, Elis Regina, Gal Costa, João Gilberto, Caetano Veloso, o próprio Ary Barroso, as orquestras de Xavier Cugat, Morton Gould, Ray Conniff, Tommy e Jimmy Dorsey e os superastros Bing Crosby e Frank Sinatra.”
A carreira internacional de "Aquarela do Brasil" começou por Hollywood em 1943, quando Walt Disney a incluiu no filme "Alô Amigos" ("Saludo Amigos"). Nos Estados Unidos, a música  chegou a ultrapassar a marca de um milhão de execuções.
4 – Asa Branca
1947
Luiz Gonzaga /Humberto Teixeira
Luiz Gonzaga, Gil, Caetano, Fagner, Elba Ramalho, Jorge Goulart, Trio Irakitan, Dominguinhos, Raul Seixas, Elis Regina, Quinteto Violado, Chitãozinho e Chororó...
O hino do nordeste. Retrata o drama da seca, do retirante e a esperança da volta quando acabar a “judiação” da estiagem.
5 – Saudosa Maloca
1955
Adoniran Barbosa
Demônios da Garoa, Elis Regina
A música "é uma feliz inspiração para um tema social sobre a vida dos boêmios, vagabundos e moradores dos porões da cidade de São Paulo”.
6 – A Volta do Boêmio
1957
Adelino Moreira
Nelson Gonçalves, Joana, Waleska ...
A música faz a apologia da boemia. Todo boêmio que se preze, conhece e canta. E muitos quando dizem “Boemia aqui me tem de regresso...” Acrescentam: “de onde nunca devia ter saído”.
7 – Garota de Ipanema
1962
Tom Jobim/Vinicius de Moraes
Tom, Pery Ribeiro, João Gilberto, Frank Sinatra.....
Um dos maiores sucessos de sua carreira da carreira do Tom e foi composto em parceria com Vinícius de Morais, em fins de 1962, pouco antes da viagem, e lançado em 1963 por Pery Ribeiro na Odeon. Nos EUA gravou, ao piano, o LP Antônio Carlos Jobim, acompanhado de orquestra, lançado no Brasil pela Elenco, e um LP com o saxofonista Stan Getz, João Gilberto e Milton Banana”. É uma das músicas mais executadas no mundo.
8 – Volta Por Cima
1963
Paulo Vanzoline
Noite Ilustrada, Ataúlfo Alves, Paulo Marques, Ventura Ramirez
Vanzoline disse: “Mais importante do que dá a volta por cima é primeiro reconhecer a queda”
9 - Máscara Negra
1967
Zé Keti/Pereira Matos
Dalva de Oliveira....
Ainda prestigiado pelo sucesso do show “Opinião”, Zé Kéti ganhou o carnaval de 67 com a marcha-rancho “Máscara Negra”. Reproduzindo o lirismo suave que caracteriza o gênero, a composição trata do reencontro de um Pierrô com uma Colombina que conhecera no carnaval anterior.”
10 - Travessia
1967
Milton Nascimento/Fernan-do Brant
Milton Nascimento, Augostinho dos Santos, Elis Regina, Leny Andrade....
“Travessia”, que é e sempre será uma peça importante na obra coerente e equilibrada de Milton Nascimento, possui inúmeras gravações de cantores como Agostinho dos Santos, Elis Regina e Leny Andrade, instrumentistas como Luís Eça, Paulo Moura, Lindolfo Gaya, e no exterior Sarah Vaughan (com Milton), Joe Williams e outros, com o título de “Bridges” e letra de Gene Lees”
11 – Foi Um Rio Que Passou Na Minha Vida
1970
Paulinho da Viola

A história de “Foi um Rio que Passou em Minha Vida” tem muito a ver com a de outro samba famoso, “Sei Lá Mangueira”, musicado por Paulinho da Viola que, para amaciar corações portelenses magoados com a sua homenagem à escola rival, compôs este canto de amor e fidelidade à sua querida Portela.”
12 – Apesar de Você
1970
Chico Buarque
Chico Buarque, Bethe Carvalho
Foi o hino da resistência a ditadura militar de 64. “o samba estourou nas rádios e já se aproximava da citra de cem mil discos vendidos, quando o governo entendeu a mensagem e, imediatamente, proibiu a música, recolheu e destruiu os discos e, para completar, puniu o censor incompetente. Apenas se esqueceu de destruir a matriz , o que possibilitou a reedição do original, depois que a tempestade passou.”
13 - Emoções
1981
Roberto Carlos/Erasmo Carlos
Roberto Carlos, Maria Bethânia, Emílio Santiago,
“Emoções” percorreu o Brasil num avião fretado, com o título da canção pintado na fuselagem.”










Consulta bibliográfica: Site: MPB Cifrantiga

Um comentário: