domingo, 17 de maio de 2020

AMADOS!!




Charge de Enilson Amorrim


AMADOS!

Em memória de ABRAHIM FARAH NETO – O LHÉ (1942-2020)

Por: Marcos Inácio Fernandes*

”As vezes, fazer algo poético pode se tornar político e, as vezes, fazer algo político pode se tornar poético.” (Francis Alys)

“Amados,” ou então, “oi amor”!! Era assim que o Lhé, carinhosamente, nos tratava. Um revolucionário amoroso, que fazia política como quem faz versos. Ele, não apenas rimava as palavras em construções poética, mas aliava as palavras a gestos e atitudes que rimavam com humanidade, solidariedade, tolerância, desprendimento, simplicidade, abnegação, senso de justiça, e bom humor. 

O Lhé, travou o bom combate, em muitas trincheiras. Desde a de associações e sindicatos, movimento estudantil, partido político, direitos humanos e na trincheira internacionalista na defesa do povo Palestino. Nunca perdeu a ternura, jamais! Como ensinou o Che.

Conheci o Lhé logo que cheguei no Acre, em 1978, junto com o pessoal do Varadouro e junto ao pessoal do SESC, no seu teatro de ARENA. Ele era um animador cultural e um festeiro de primeira. Frequentador assíduo da Tentamen, do Casarão e dos jogos de gamaõ no hotel Chuí, ele se relacionava com pessoas de todos os estratos sociais e transitava e dialogava com todo o espectro político do Acre e, no PT, transitava por todas as suas correntes internas e era respeitado por todos.

ABRAHIM FARAHT NETO – LHÉ, militante histórico e fundador do nosso partido, no Brasil e no Acre, é uma fonte permanente de inspiração para todos nós. Virou uma entidade. Ele que atravessava sérios problemas de saúde e fazia 3 hemodiálises por semana, não se furtou em se fazer presente ao nosso PED/2019, para compartilhar sua energia e também receber a nossa. Quando foi escrever seu nome no painel de registro de presença no PED, acrescentou: O PT VIVE! Dizer mais o que?!

Como você dizia sempre: “obrigado amor” por sua existência.

PS – Eu lembro da “Irene” do poema de Manuel Bandeira:

...“Imagino Lhé entrando no céu:
-  Licença, meu branco!
E São Pedro Bonaçhão:
Entra, Lhé. Você não precisa
Pedir licença.”

Rio Branco (AC), 17 de maio de 2020

Marcos Inácio Fernandes (Marcão), é professor aposentado e Secretário de Formação do DM/PT – Rio Branco


 Lhé no PED-2019 - "O PT VIVE"!

 Marcão, Lhé e Sibá (Dedicando a ele meu trabalho)

 Lhé e a presidente do DM de Rio Branco, Selma Neves.

 Lhé na ALE falando sobre a Palestina.

 Nota do PT

 Na casa do Lhé comemorando o aniversario do Lula - 2020

No PED 2019

 Cibele, (filha do Lhé) Marcão e Lhé no lançamento do livro do PT (fevereiro de 2019

 Lhé com Tião e Saldanha
 Santinho do PT 1982


 Lula com João Eduardo nos braços e Lhé.


Lhé e Marcão (Lula livre)



Nenhum comentário:

Postar um comentário