segunda-feira, 25 de maio de 2020

LA VIE EN ROUGE 1










A primeira postagem da Série: “La Vie en Rouge”.

A primeira vez que ví Paris!!

Foi em fevereiro de 2006 numa Missão Técnica a França, promovida pela ASBRAER a entidade representativa dos dirigentes da Extensão Rural no Brasil. Na época eu dirigia a SEAPROF, no témino do 2º governo de Jorge Viana e início do 2º mandato de Lula na Presidência. Que saudade!!

A missão foi organizada por José Silva, então presidente da ASBRAER, hoje Deputado Federal por Minas Gerais. Fomos Conhecer algumas cadeias produtivas, principalmente a do leite, e conhecer as novidades da agricultura e pecuária que estavam sendo expostas no Salão Internacional de Agricultura, que estava ocorrendo em Paris.

Dividi um apartamento no Hotel Campoville, com Mário Amorim, diretor técnico da EMATER/RN, e Romualdo, assessor da presidência da EMATER/RS. Após o nosso regresso, pouco tempo depois o Romualdo veio a falecer.
Foi uma experiência muito rica e fiz nessa viagem novas amizades, que perduram até hoje, como as dos companheiros da Extensão, Mário Amorim (RN), Argileu (DF), Sabino (PR), Nivaldo(PB), Ênio (ES), os dois Raimundo (do Ceará e Maranhão), José Silva (MG),e muitos outros...

Subimos na Torre Eiffel passeamos e fizemos compras na Champs Élysées e tomamos vinho num dos seus Bistrôs. Fazia frio na época e foi a 1ª vez que vi neve na minha vida. Quem nos ciceroneou na França foi o Phellipe e levamos uma tradutora que agora me foge o nome.

Como disse Henrique IV: “Paris vale bem uma missa”.  Eu fiquei convencido de que bem valia um retorno. Fiz isso em agosto de 2014, mas é assunto prá outra postagem (MIF)


Nenhum comentário:

Postar um comentário